O que significa a famosa nota de MEC e como consultar?

Todo estudante que deseja realizar um ensino superior de qualidade e excelência deve se basear na nota do MEC (Ministério da Educação) dada aos estabelecimentos de ensino superior para escolher onde estudar. Isso porque ela reflete o desempenho de universidades, centros universitários e faculdades em avaliações realizadas pelo órgão, as quais visam verificar se os cursos dessas instituições possuem os mínimos requisitos e padrões de qualidade de ensino para que possam ser reconhecidos.

MEC é a sigla de Ministério da Educação, um órgão do governo voltado para a realização de políticas de ensino no país. Tem como funções atender, promover e desenvolver as diferentes esferas da educação no Brasil, seja ela a educação infantil, o ensino fundamental e médio e a educação superior, bem como ensinos profissionalizantes, a educação a distância e presencial.

Com o ranking do MEC é possível avaliar se as instituições de ensino têm condições para educar pessoas e formar novos profissionais para o mercado de trabalho. É essa ferramenta que permite a elas investir na melhoria de determinado curso ou na manutenção de seu padrão de qualidade.

A grande importância da nota do MEC é que ela serve como referência para que, tanto as instituições de ensino melhorem a qualidade dos cursos oferecidos visando a excelência, quanto os alunos tenham parâmetros para fazerem boas escolhas.

Para consultar o estudante deve acessar:

Acesse o http://emec.mec.gov.br/ e escolha qual o estado da instituição de ensino. Depois disso, dois quadros aparecerão em sua tela solicitando o curso e a cidade de sua preferência. Imediatamente, no terceiro quadro que vem logo abaixo, estarão listadas todas as instituições credenciadas pelo MEC que oferecem aquele curso naquela cidade.

É assim que você conseguirá saber exatamente quais são as instituições e cursos que estão aprovados pelo controle de qualidade do MEC.

 

Deixe um comentário