MEC divulga regras para o Fies 2019

No último dia 28 de Dezembro, o Ministério da Educação (MEC) divulgou do Diário Oficial a Portaria 1.435 que informa as regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019.

Segundo o Guia Completo do Quero Bolsa, o Fies é um programa criado pelo MEC que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no sistema. O objetivo é facilitar o acesso de jovens de baixa renda à educação superior.

Quem pode participar do Fies 2019?

Segundo a Portaria, podem se inscrever no processo seletivo aqueles que:

  • Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de:

– até três salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies;

– até cinco salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.

 

Saiba mais:

Qual é a diferença entre Fies e P-Fies?

Como calcular a nota do Enem?

Como fazer a inscrição no Fies 2019?

Assim como nos anos anteriores, a inscrição do Fies e do P-Fies será realizada por meio de uma plataforma online, que pode ser acessada no http://fiesselecao.mec.gov.br.

Para realizar a inscrição, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informar os dados solicitados.

“Ao finalizar a pesquisa, o candidato terá como resultado as possibilidades de curso, turno, instituição de ensino e local de oferta e, ao selecionar um deles, escolherá sua primeira opção e constituirá o grupo de preferência de subárea de conhecimento, […] no qual constará(ão) o(s) curso(s) pretendido(s) para inscrição”, informa a Portaria 1.435.

Após escolher a sua primeira opção do grupo de preferência, o candidato ainda poderá indicar em ordem de prioridade até três opções de curso/turno/local de oferta/instituição de ensino dentre as disponíveis.

Lembrando que, durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de grupo de preferência, bem como efetuar o seu cancelamento.

Quando será divulgado o resultado do Fies 2019?

Após o fim do período de inscrição, o sistema do Fies, a partir dos critérios de seleção, apontará aqueles que conquistaram as vagas oferecidas.

Ainda não foi divulgado a data de divulgação do resultado do Fies, porém a Portaria reforça que “a pré-seleção do candidato na chamada única em qualquer uma das duas modalidades de financiamento ou em lista de espera na modalidade do Fies assegura apenas a expectativa de direito a uma das vagas para as quais se inscreveu e foi pré-selecionado no processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2019“.

Veja também: Confira o edital do Fies 2019

Apesar da Portaria 1.435 divulgar as normas do Fies do primeiro semestre, ainda não foi informado o calendário deste programa do governo de ingresso no Ensino Superior.

Para mais informações, fique de olho na Revista QB.

 

Deixe um comentário