5 hábitos que NÃO estão deixando você investir em uma faculdade

Todo mês é a mesma coisa: sobra mais dias do que salário, e quando você percebe, não fez metade das coisas que havia planejado? Infelizmente, esta situação é bem mais comum do que você imagina. Muitos brasileiros acabam deixando investimentos importantes de lado, como cursar uma faculdade, para gastar com outras coisas e, quando veem, o tempo passou, e o objetivo está cada dia mais longe.

Se você se identificou com este enredo, a boa notícia é que dá para virar este jogo e colocar a sua tão sonhada formação universitária em prática. Mas, antes, precisamos enxergar quais são os hábitos que estão fazendo você colocar tudo isso em cheque.

 

1) Não fazer um planejamento financeiro

faculdade sem dinheiro

Este é o tipo de coisa que todo mundo sabe, porém, quase ninguém coloca em prática. É muito importante saber para onde está indo o seu dinheiro todo mês, portanto, anote as suas despesas fixas e variáveis – na internet existem várias planilhas prontinhas para serem preenchidas – e faça um acompanhamento mensal. Desta forma, vai ser muito mais fácil economizar, juntar uma grana, e evitar dívidas desnecessárias.

 

2) Não guardar dinheiro

faculdade sem dinheiro

O ideal é guardar sempre 10% do que você ganha para despesas extras que possam aparecer. Se você não consegue criar uma reserva na conta, faça uma aplicação e deposite nela todo mês este valor, pois, no futuro, caso decida investir em sua carreira, você terá uma grana a mais.

 

3) Não ter senso de urgência

faculdade sem dinheiro

Não fique empurrando com a barriga e deixando até ter dinheiro para fazer uma faculdade. Matricule-se e reserve uma parte do seu dinheiro para os estudos, pense que isso pode trazer benefícios a longo prazo. Se você não tiver esse senso de que precisa ser agora, nunca tenha a tão sonhada formação.

 

4) Encarar a faculdade como despesa e não investimento

faculdade sem dinheiro

Um dos maiores erros é enxergar a faculdade como uma despesa e não uma prioridade. Pense que isso é um investimento para o seu futuro, pois com uma formação qualificada é possível conquistar uma colocação melhor no mercado de trabalho e aumentar a sua renda consideravelmente. Para ter uma noção, trabalhadores com nível superior chegam a ganhar, em média, 140% a mais do que os outros profissionais.

 

5) Não investir em um curso a distância

faculdade sem dinheiro

A graduação a distância normalmente tem mensalidades mais baixas, maior flexibilidade, e pouca ou quase nenhuma necessidade de deslocamento, ou seja, é possível economizar com transporte, gasolina e até alimentação. Se você quiser entender mais sobre EAD, temos um artigo que fala sobre isso: “Respondemos 9 dúvidas sobre como funciona o ensino a distância“.

Viu só como não é um bicho de sete cabeças transformar a sua vida financeira e realizar o sonho da formação universitária? Aqui na Brazcubas temos inúmeros cursos de graduação a distância para encontrar aquele que tem mais a ver com você. Pare de adiar o seu futuro, corra para o nosso site e faça já a sua matrícula!

Deixe um comentário