Primeiro emprego: por que você ainda não tem o seu?

Quem está em busca do primeiro emprego, com certeza, passa por este dilema: “todas as empresas exigem experiência de empregos anteriores, mas se nunca trabalhei de onde vou tirar isso?”. Você se identificou? Pode acreditar, você não está sozinho. Muitos jovens que procuram a primeira oportunidade no mercado de trabalho contam com a mesma dificuldade. Começar uma carreira não é fácil, requer preparo, força de vontade e paciência.

Reflita conosco: todo mundo que começa, começa da estaca zero, certo? Portanto, mesmo sem ter experiência profissional é possível, sim, ter um currículo de destaque. Se interessou? Aqui neste post, vamos revelar alguns motivos pelos quais você pode não estar conseguindo o seu primeiro emprego, pra você aprender com os erros e entrar de vez no mercado de trabalho.

 

1) Você pode não estar se candidatando para as vagas certas

Vagas que buscam experiência não são tão interessantes, pois nelas as suas chances diminuem. Procure por vagas de estágio, menor aprendiz, enfim, oportunidades que não necessitem de qualificações específicas. Outra dica é não ter preconceito com empregos, lembre-se que você precisa começar por algum lugar e tudo serve como aprendizado.

 

2) Falta de informações no currículo

Um currículo bem redigido é muito importante, que tal revisar o seu? Lembre-se de colocar os seus dados pessoais, o seu objetivo profissional, cursos, trabalhos voluntários… Como você não tem experiência profissional, essas informações contam muito. Cuidado também com os erros de gramática e seja sucinto, uma ou duas folhas é o suficiente. E fica a dica: não minta em hipótese alguma para aumentar o currículo!

 

3) Você não está se comunicando bem

Pense rápido: como você responde os e-mails dos recrutadores? E nas entrevistas, você está se comportando de maneira formal? Tome cuidado com a maneira como você conversa com os recrutadores por e-mail e pessoalmente, gírias não são bem-vindas e falar demais também. Cuidado até com a maneira como se comporta nas suas redes sociais, pois as empresas costumam verificar os perfis dos candidatos.

 

4) Qual é a imagem que você passa?

A maneira como nos arrumamos para uma entrevista também conta. Lembre-se que os recrutadores não o conhecem, portanto, as roupas e a maneira como você está se arrumando falará por você. Sabe aquela frase de que “a primeira impressão é a que fica”? No caso de uma entrevista é a mais pura verdade.

 

5) Falta de formação educacional

Quando não se tem experiência, o ideal é investir em formação educacional. Cursos profissionalizantes e técnicos dão um up em seu currículo e farão com que você se destaque perante aos concorrentes.

Dar atenção a esses fatores, com certeza irá ajudá-lo a conquistar o tão sonhado primeiro emprego. Achou que precisa de mais qualificação? Venha para a Braztec, oferecemos 11 cursos técnicos que vão acelerar a sua entrada no mercado de trabalho.

Deixe um comentário