Afinal, qual a importância do inglês na qualificação profissional?

Dominar o inglês deixou de ser uma competência desejável no currículo e passou a ser um requisito obrigatório para entrar no mercado de trabalho. O crescimento da internet, a globalização da economia e as transformações tecnológicas estimulam cada vez mais a necessidade do inglês na qualificação profissional.Quem está em busca de uma nova oportunidade de emprego, deseja uma promoção no trabalho ou tem o objetivo de vivenciar experiências internacionais precisa considerar a importância de dominar a língua inglesa. Afinal, ela é responsável por unir pessoas de diversos países, lugares e culturas.

Então, que tal conhecer agora os principais benefícios e a importância do inglês para uma carreira profissional bem-sucedida? Continue a leitura!

Diferencial competitivo

No ambiente corporativo atual, possuir conhecimento em outro idioma representa um importante diferencial competitivo. A qualificação é fundamental para alavancar a carreira, receber uma promoção ou mesmo conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Além de ser uma das principais competências exigidas pelo mercado, o domínio do idioma é capaz de decidir um processo seletivo. Para os empreendedores, dominar o inglês representa uma oportunidade de investimento em um novo negócio ou em uma franquia que tenha relações com outros países — ter fluência na língua inglesa é essencial nos processos de negociação, importação e exportação.

Possibilidade de trabalhar em multinacionais

Para os profissionais que almejam trabalhar em grandes corporações ou em empresas multinacionais, o conhecimento do idioma é indispensável. Mais que isso, é obrigatório. Mesmo que a vaga seja para atuar em uma unidade brasileira, o contato com a matriz ou com outros setores provavelmente será feito em inglês.

Empresas multinacionais possuem escritórios em diversos locais do mundo, ou seja, boas oportunidades podem surgir a qualquer momento. E apenas os profissionais que estiverem preparados serão escolhidos para enfrentarem novos desafios.

Capacitação profissional

Os constantes avanços globais e tecnológicos têm exigido mão de obra cada vez mais atualizada e qualificada. No entanto, muitos cursos e especializações em instituições de referência estão disponíveis apenas na língua inglesa. Isso significa que os profissionais que são fluentes em inglês terão acesso aos conteúdos mais modernos.

Além disso, possuir domínio no idioma é fundamental para multiplicar suas fontes de informação. Portanto, essa capacitação é capaz de impactar positivamente sua criatividade, seu conhecimento e sua qualificação pessoal e profissional.

Oportunidade de trabalhar no exterior

Com as relações de trabalho cada vez mais globalizadas e dinâmicas, a possibilidade de trabalhar no exterior já é uma realidade para diversos profissionais. Muitas oportunidades de emprego oferecem ótimos benefícios e excelentes salários para os candidatos que aceitarem mudar de vida — e de país.

Além das vantagens financeiras, a chance representa uma experiência profissional importante e muito valorizada no mercado de trabalho atual. Além disso, o crescimento pessoal e o desenvolvimento das competências individuais são muito facilitados em situações como essa.

Valorização salarial

No Brasil, o número de profissionais fluentes em inglês ainda é muito pequeno. Isso significa que quem possui essa qualificação está à frente dos demais colegas de trabalho, podendo conquistar os melhores cargos e, consequentemente, os maiores salários. Quanto mais competências um profissional tiver em seu currículo, maior será a sua valorização salarial.

Outra vantagem do inglês na qualificação profissional é a estabilidade na carreira. Além das empresas quererem manter esse funcionário habilitado na equipe, ele ainda pode usar sua experiência e fluência para propor novos negócios, projetos e parcerias internacionais.

A satisfação e o contentamento de aprender um segundo idioma influencia diretamente em nossa confiança, autoestima e bem-estar pessoal. Então, inclua o aprendizado em sua rotina!

Quer conhecer outros benefícios do inglês na qualificação profissional? Veja mais dicas como essa no blog da My Target Idiomas.

Deixe um comentário