Saiba como vamos inserir você no mercado de trabalho!

O mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo. Mas acredite: continua ganhando da concorrência quem investe em uma carreira e tem, pelo menos, uma faculdade no currículo. Até porque a graduação é apenas a porta de entrada para outras capacitações acadêmicas e uma boa alternativa na hora de dar uma guinada na vida profissional.

Sem contar que a escolha de um bom curso em uma universidade reconhecida também faz toda a diferença. A Brazcubas, por exemplo, está localizada em Mogi das Cruzes desde 1940. Desde então, atua na região e, mais recentemente, na modalidade de educação a distância (EAD). Ela tem a missão de despertar talentos por meio de um ensino-aprendizagem que posiciona o aluno como protagonista nesse processo.

Para isso, investe em grupos de pesquisas, ações com a comunidade, incentiva a participação dos estudantes em projetos e atendimentos reais à população e, especialmente, na qualificação dos professores. São eles que ajudam a disseminar o conhecimento e a formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, que se tornam posteriormente referência em suas profissões.

Pensa que para por aí? Para saber mais sobre a Brazcubas e como ela pode ajudar você a conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, basta continuar a leitura!

Quais são os diferenciais da Brazcubas?

Tornou-se universidade na década de 1980

Você sabia que a Brazcubas se tornou universidade em 1985? Foi nesse ano que o Conselho Federal de Educação aprovou a mudança da antiga Federação das Faculdades Brazcubas. Para você entender melhor, vamos explicar a diferença na classificação.

Uma universidade tem autonomia para criar cursos sem pedir autorização do Ministério da Educação (MEC). Também deve oferecer atividades de pesquisa, de extensão os serviços prestados à comunidade , e parte dos docentes deve ter diploma de mestrado ou doutorado.

Já uma faculdade oferta apenas cursos específicos, que podem ser em diferentes áreas de atuação, como saúde ou economia. Não é difícil encontrar, por exemplo, faculdades dedicadas ao ensino do direito ou da economia. Assim, quando alguém perguntar a você a diferença entre universidade e faculdade você já saberá!

Oferece diferentes modalidades de ensino

Quem escolhe a Brazcubas tem à disposição diferentes modalidades de ensino, que podem ser estudadas de maneira presencial, em Mogi das Cruzes, ou EAD, com polos de ensino distribuídos pelo Brasil. Entre os níveis de ensino estão os cursos técnicos, a graduação e a pós-graduação lato sensu que é uma especialização que se faz depois de formado na faculdade.

Tem infraestrutura alinhada às necessidades do mercado de trabalho

O polo presencial fica localizado em Mogi das Cruzes, região da Grande São Paulo. Nele, há cursos nas áreas de direito, educação, engenharia e arquitetura, gestão e negócios e saúde.

O prédio conta com salas de aulas interativas e laboratórios com equipamentos para o exercício prático da profissão. O campus tem até uma Clínica Escola, com atendimentos gratuitos à comunidade nos campos da estética, fisioterapia, odontologia, psicologia, entre outros. Afinal, qual estudante não deseja colocar a mão na massa ainda na faculdade, não é mesmo?

Além disso, a Brazcubas tem um programa de nivelamento, cuja proposta é auxiliar os estudantes com aulas de português e matemática.

Reúne projetos que atendem à comunidade e estimulam a prática da profissão

Na Brazcubas o aluno não é apenas um aprendiz, mas também um agente transformador. Isso significa que ele é incentivado a transformar o conhecimento teórico aprendido em sala de aula, com os docentes, em projetos que atendam comunidades de verdade.

Essa prática chamada de Projeto Integrador é estimulada em todos os cursos de graduação. Quer ver um exemplo? Estudantes de engenharia já desenvolveram projetos especiais que podem ajudar pessoas com deficiência a terem mais mobilidade. Não é interessante?

Além disso, o aluno tem a oportunidade de praticar seus estudos em projetos de extensão realizados com instituições parcerias. Alguns servem até de estágio para jovens que estão na graduação, como é o caso da ação conjunta com a ONG Trabalho de Apoio ao Deficiente (Tradef), cuja missão é incluir e socializar pessoas com deficiência.

Agora que você já tem uma boa noção sobre a Brazcubas, veja cinco razões que ainda fazem da graduação um grande diferencial no currículo. Vamos lá?

Por que fazer uma graduação?

1. Garante mais conhecimento

Há um velho ditado popular que diz que ninguém sai da faculdade como entrou. É a mais pura verdade! O grau de conhecimento adquirido em uma graduação, seja ela presencial ou a distância, vale mais que qualquer investimento financeiro. A formação acadêmica atesta que o profissional está apto a desenvolver habilidades na carreira, uma vez que terá tido conhecimento teórico e prático da profissão.

2. Permite ascensão na carreira

Quem não quer um posto melhor no ambiente de trabalho, assumir um cargo novo ou aumentar a renda? Algumas funções, no entanto, requerem profissionais com mais conhecimentos, os quais muitas vezes o nível técnico não abrange. Portanto, para quem deseja ascensão na carreira vale a pena investir em uma graduação.

3. Continua sendo um diferencial no mercado

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez um relatório recente que mostra que apenas 14% dos brasileiros adultos têm formação em curso superior. O volume é considerado bastante baixo, o que só revela a necessidade urgente de mais mão de obra qualificada e que um diploma universitário é um baita diferencial no currículo.

4. Mais chances de conseguir um emprego

Como dissemos no começo deste artigo, a concorrência permanece alta no mercado de trabalho. As chances de conquistar uma vaga com diploma são bem maiores em relação a quem parou no ensino médio. Esse mesmo relatório da OCDE apontou que o nível de desemprego entre profissionais com ensino superior é de 6%, enquanto os que não têm correspondem a 40%. Em tempos de crise e contas para pagar, ninguém quer ficar sem trabalho, certo?

5. Abertura de novos caminhos

Outra razão que faz o diploma universitário especial é a abertura de novos caminhos. Pessoas graduadas têm grandes possibilidades continuar os estudos por meio de especializações, participar de grupos de pesquisas, dar aulas e até fazer cursos no exterior, onde há a oferta de muitas bolsas de estudos integrais para alunos estrangeiros (desde que o estudante tenha diploma validado pelo MEC aqui no Brasil).

Viu só como a graduação continua importante? A EAD, por exemplo, crescente no país, confirma a democratização do ensino em novas formas de aprendizagem e é uma boa alternativa para quem precisa conciliar trabalho e estudo.

No fundo estamos apenas querendo dizer que não há mais desculpas para fugir dos bancos acadêmicos. Para você que sonha com seu diploma em mãos e uma boa colocação no mercado de trabalho, saiba que existem, inclusive, diversas alternativas de financiamento e crédito estudantil. E você ainda consegue usar a nota do Enem para ingressar em uma universidade e até mesmo garantir uma bolsa de estudos.

Gostou do artigo? Entre em contato conosco para conhecer mais nossos programas de graduação. Até a próxima!

 

Deixe um comentário