Quais são as etapas até a conquista de emprego?

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho é bastante concorrido. Por isso, muitos jovens ficam preocupados com a conquista de emprego. Será que terei uma vaga logo que sair da faculdade? Como me destacar? Será que conseguirei trabalhar na área que escolhi?

Essa insegurança é compreensível e afeta muitas pessoas. Porém, seguindo algumas etapas é possível ficar mais próximo de obter sucesso no mercado de trabalho.

Quer saber como se planejar para isso? Acompanhe o nosso post até o final e veja como trilhar o caminho para uma carreira bem-sucedida!

Faça uma faculdade de referência

Ter o diploma de graduação é o primeiro passo para ser selecionado pelas empresas. Por isso, escolha uma instituição de ensino superior de referência, que ofereça:

  • corpo docente altamente qualificado;

  • infraestrutura completa, com equipamentos tecnológicos, laboratórios e outros espaços específicos para disciplinas práticas;

  • programas para inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Dedique-se aos estudos

É importante que o estudante aproveite todos os momentos do curso superior. Dedique-se aos estudos e trabalhos propostos e vá além, buscando outras leituras, vídeos na internet e demais conteúdos que possam complementar o aprendizado.

Esteja próximo de professores e outros colegas para discutir os assuntos propostos em aula e tirar suas dúvidas. Participe também de eventos que a faculdade possa oferecer, como encontros, workshops, palestras, bem como atividades de extensão.

Aproveite a oportunidade de estágio

Em muitos cursos há a obrigatoriedade do estágio, momento em que o aluno começa a ter contato com a rotina profissional da área que escolheu. Essa é uma etapa importante para a conquista de emprego e, por isso, deve ser aproveitada ao máximo para que você adquira experiência e também aprenda com outros profissionais.

Então, mesmo que o seu curso não exija o estágio, é importante procurar empresas que ofereçam essa oportunidade, para que você já comece a construir sua carreira durante os últimos anos da graduação.

Em muitos casos, dependendo da abertura de oportunidades na empresa, o estagiário que demonstra interesse e trabalha com empenho consegue ser contratado assim que termina a faculdade.

Faça um plano de carreira

Muita gente pensa que fazer um plano de carreira é algo limitado a quem já está trabalhando. No entanto, elaborar esse planejamento é fundamental para todos os profissionais, mesmo para aqueles que ainda vão ingressar no mercado de trabalho.

É importante elaborar esse “guia” para definir suas metas de curto, médio e longo prazo, bem como as etapas que você precisa cumprir para alcançá-las. A dica principal é pensar em metas realistas, ou seja, que possam ser realizadas. Por exemplo, se você tem a ideia de trabalhar em uma grande empresa, sabe que precisa investir em um curso de idiomas para deixar seu currículo competitivo.

Ao elaborar o plano de carreira, elenque seus pontos fortes e fracos. Assim, fica mais fácil identificar quais cursos você precisa buscar para desenvolver ou aprimorar habilidades, seja no campo pessoal ou profissional. Ao reconhecer o medo de falar em público e expor suas ideias, por exemplo, o ideal é buscar formas de corrigir essas dificuldades.

Aposte no networking

É claro que o seu conhecimento e suas habilidades pessoais serão importantes para a conquista de emprego, contudo, também ajuda muito conhecer as pessoas certas, seja durante a graduação ou quando você já estiver inserido no mercado.

Estamos falando do networking — a rede de contatos profissionais —, que pode ajudar com a indicação para um estágio ou vaga de trabalho. Para isso, é importante se aproximar de colegas que tenham interesses em comum e dos professores, pois muitos deles, além da docência, também atuam no mercado de trabalho.

Outra dica é criar e manter um perfil ativo no LinkedIn, a rede social que tem, justamente, o propósito de cultivar relacionamentos profissionais.

Elabore seu currículo

Um currículo bem elaborado é fundamental para a conquista de emprego. Mas como montar esse documento, que será o seu cartão de visitas para o recrutador? Veja algumas dicas:

  • apresente as informações de forma clara e objetiva;

  • liste os cursos realizados e as experiências profissionais, destacando as funções desempenhadas;

  • coloque foto apenas se a empresa solicitar;

  • o português deve estar impecável; um currículo com erros gramaticais ou ortográficos tira pontos do candidato;

  • seja conciso; o documento não deve ultrapassar duas páginas.

Prepare-se para a entrevista de emprego

Ao ser chamado para uma entrevista de emprego, você deve se preparar para esse momento decisivo e ter atenção a alguns aspectos.

Roupa adequada

Você precisa deixar uma boa impressão para o recrutador, então, escolha com cuidado a roupa que vai vestir. Na maioria dos casos, o ideal é pensar em peças sociais; mulheres devem usar poucos acessórios.

Você só deve ousar no vestuário se tiver certeza de que a empresa conta com um clima organizacional mais despojado.

Sinceridade

É claro que a entrevista é aquele momento “tudo ou nada” e, por isso, as pessoas ficam nervosas, principalmente se for para o primeiro emprego. Apesar disso, tenha sempre uma conversa franca.

O entrevistador vai querer saber da sua experiência e seus pontos fortes. Caso não domine alguma técnica exigida para o cargo, seja sincero e deixe isso claro, enfatizando que você está aberto ao aprendizado.

Aproveite para destacar seus talentos e experiências profissionais, até mesmo o estágio.

Conhecimento sobre a empresa

É importante você mostrar que conhece a empresa, o que ela faz e para qual público. Para isso, pesquise bastante. Na maioria dos casos, o site da própria organização já traz uma série de informações.

Dinâmicas de grupo

Muitos processos seletivos envolvem dinâmica de grupo, o que deixa muitos candidatos desconfortáveis. Mas essa etapa não deve causar preocupação; o importante é que você esteja atento às instruções, seja você mesmo no que for proposto e saiba demonstrar que tem boas ideias.

Viu só como a conquista de emprego pode ficar mais fácil seguindo algumas etapas? Não espere até terminar a faculdade para se preparar para uma vaga no mercado de trabalho — comece a se planejar o quanto antes e tenha uma trajetória de sucesso!

As nossas dicas foram importantes para você? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também comecem a se preparar para a vida profissional!

Deixe um comentário