Processos gerenciais: por que fazer faculdade na área?

Você tem espírito de liderança? Gosta de empreendedorismo? Tem perfil inovador? Se respondeu sim para essas perguntas, existem bons indícios de que a faculdade de Processos Gerenciais seja a indicada para você.

Esse curso — razoavelmente novo — engloba diferentes áreas de estudo, como Contabilidade, Logística, Marketing e Recursos Humanos. Com isso, contribui para formar um profissional multitarefa e flexível, capaz de resolver problemas e propor soluções, ou seja, competências essenciais para o disputado mercado de trabalho atual.

Essas primeiras características despertaram o seu interesse? Então, continue a leitura e descubra mais motivos para apostar nesta carreira promissora. Vamos lá?

Afinal, como é o curso de Processos Gerenciais?

Como é uma formação recente, seu conceito ainda não está completamente assimilado. Diante disso, é importante saber que o curso de Processos Gerenciais é multidisciplinar, isso quer dizer que matérias de áreas distintas serão lecionadas. Por exemplo, o aluno vai estudar Economia, Marketing, Contabilidade, entre outras.

E ainda, o profissional será capacitado para analisar e compreender as diferentes demandas do mercado, com um olhar atento a inovações e atualidades. Com esses conhecimentos, poderá traçar estratégias de gestão para atingir os objetivos da companhia, como vender mais, expandir mercados, ampliar o quadro de colaboradores, melhorar a divulgação etc.

Além disso, esse é um curso tecnólogo, com formação mais prática, direcionada para o mercado de trabalho. A sua duração é de dois anos, o que traz mais dinamismo e foco para quem busca decolar na carreira o quanto antes.

É importante para gestores e empreendedores?

Por todas as características apresentadas no tópico anterior, o curso de Processos Gerenciais é indicado para aqueles que desejam trabalhar como gestores em empresas. Isso significa atingir postos de gerentes de áreas, de departamentos, de projetos ou até mesmo atingir o nível de diretoria.

Mas e para quem já é empreendedor ou pretende formar sua própria empresa, esse curso é interessante? Essa também é sua dúvida? Saiba que o curso é totalmente recomendado para quem deseja ser ou é dono do seu próprio negócio. Como oferece bases sólidas sobre as diversas áreas de uma empresa, essa é uma chance de aprender (ou desenvolver) a gestão do seu empreendimento.

E verdade seja dita: para obter sucesso, além da mão na massa, é necessário conhecer as melhores táticas de gestão, não é mesmo?

Quais as diferenças entre Processos Gerenciais e Administração?

Até aqui, talvez você esteja considerando Processos Gerenciais muito semelhante a Administração. Pode ser que esteja, até mesmo, se questionando se há diferenças entre ambos. Isso é bastante comum, e muita gente se confunde, pois são áreas realmente parecidas. Contudo, há diferenciações.

Sendo assim, saiba que o curso de Administração é bacharelado, já o de Processos Gerenciais é tecnólogo. O primeiro é mais amplo, tem duração mais extensa (são quatro anos) e conta com maior quantidade de matérias teóricas e acadêmicas. O segundo dura dois anos e tem perfil prático e focado no mercado de trabalho.

Além disso, é comum um formando em Administração atuar em cargos que, muitas vezes, não estão necessariamente relacionados ao gerenciamento. Já quem se forma em Processos Gerenciais tem como foco a área de gestão, de produtos, projetos ou pessoas, por exemplo.

Em quais áreas o profissional pode atuar?

Como o curso é multidisciplinar, o egresso terá uma grande vantagem competitiva em sua carreira: a possibilidade de atuar em variadas áreas. Entre as mais comuns estão aquelas relacionadas ao setor administrativo, como Marketing, Recursos Humanos, Economia (Gestão Financeira).

Porém, como a disciplina de Contabilidade também é ministrada no curso de Processos Gerenciais, abre mais uma chance de atuação, para lidar com demonstrativos financeiros ou contas a pagar, por exemplo. Uma área que vem ganhando destaque em diferentes empresas é a de responsabilidade social, que lida com projetos ligados à sociedade e ao meio ambiente.

No decorrer do curso, o estudante terá contato com esse tema, assim, obterá qualificação e conhecimento para trabalhar nessa área. Por fim, quem já atua na empresa da família, mesmo que seja um pequeno estabelecimento, poderá gerir os negócios de forma mais técnica e acertada, e não apenas intuitiva e prática, como é habitual.

Como é o mercado de trabalho?

Não é de hoje que o mercado de trabalho busca profissionais com perfil empreendedor — aqueles que, mesmo sendo funcionários, têm a postura de donos do negócio, trazem novidades, têm boas ideias, são proativos e comprometidos na busca por resultados expressivos.

Esses atributos remetem — e muito — ao perfil de quem faz o curso de Processos Gerenciais, não é mesmo? Por ter essas características, as possibilidades no mercado são amplas, pois os profissionais oferecem aquilo que o empregador busca.

Além do mais, como serão estudadas diferentes matérias, com foco na atualidade e inovação, a flexibilidade e adaptação são trabalhadas ao longo dos dois anos. Com isso, além do conhecimento técnico adquirido, o formando estará preparado para as exigências do mercado.

É possível estudar no sistema EAD?

Uma das vantagens de cursar Processos Gerenciais é a possibilidade de estudar no sistema EAD (educação a distância). Como muitas pessoas que se interessam por essa área já trabalham, essa modalidade permite melhor administração do tempo entre tarefas dos estudos e o emprego.

Isso ocorre porque os horários são absolutamente flexíveis, e é o aluno quem determina o tempo dedicado ao curso por dia ou semana. E ainda, como as aulas são oferecidas por meio da internet, não é necessário deslocamento, perda de tempo em trânsito ou gastos extras com ônibus e estacionamento.

Agora, uma dúvida comum é sobre a validade do diploma dos cursos a distância em relação aos presenciais. Quanto a isso, não há motivos para preocupação, pois ambos têm exatamente o mesmo valor, não há diferença nenhuma.

Uma vez que o curso é regulamentado e reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), o peso de ambos os certificados é o mesmo. A propósito, no diploma não há nenhuma menção sobre a EAD.

Interessante o curso de Processos Gerenciais, não é mesmo? Por fim, vale ressaltar mais uma importante informação: mesmo que o tecnólogo tenha duração de apenas dois anos, o diploma do curso é válido para quem deseja seguir com os estudos e fazer uma especialização ou pós-graduação.

Isso vale para todos os cursos dessa modalidade, e o fundamental é sempre conferir o registro no Ministério da Educação e escolher uma boa instituição de ensino.

Gostou dessas informações? Quer receber atualizações em primeira mão? Aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo!

Deixe um comentário