Estética e Cosmética: 7 possibilidades de atuação do profissional

O brasileiro é muito preocupado com estética, saúde e beleza. Prova disso é que hoje o Brasil é o segundo país com maior número de cirurgias plásticas realizadas no mundo. Ele perde apenas para os Estados Unidos em número de operações.

Isso faz da área de Estética e Cosmética uma excelente opção de graduação, e esse especialista pode atuar em conjunto com médicos de diversas áreas ou dar continuidade aos benefícios dos processos cirúrgicos.

Você gosta de cuidar de pessoas e ainda está pensando em qual carreira investir? Continue a leitura para conhecer as áreas de atuação e conferir todas as vantagens dessa profissão!

Quais são as áreas de conhecimento que o curso abrange?

Durante a graduação, o aluno estudará diversas disciplinas ligadas a saúde, estética e corpo humano. Entre elas estão:

  • anatomia humana;
  • microbiologia e imunologia;
  • bioquímica aplicada à estética;
  • dermatologia estética;
  • técnicas de massagem;
  • terapia capilar;
  • maquiagem e harmonia facial;
  • eletroestética;
  • spaterapia;
  • pré e pós operatório;
  • cosmetologia aplicada à estética;
  • estética facial;
  • estética corporal;
  • nutrição em estética, entre outras.

Sendo assim, o aluno tem a oportunidade de se envolver em áreas do conhecimento que juntamente com a estética,  trabalham o uso correto e benefícios dos cosméticos.

A graduação em Estética e Cosmética valoriza o cuidado com o ser humano, o comprometimento com a saúde e ética profissional. Por isso, o estudante se torna um especialista em cuidar do bem-estar e autoestima das pessoas.

Após a formação, o aluno será capaz de atuar com técnicas de massagem, aparelhos para melhorar as queixas dos clientes, depilação, maquiagem, spaterapia, entre outras para melhorar o aspecto da pele e melhorando a autoestima das pessoas.

Quais são as possibilidades de atuação na área de Estética e Cosmética?

O graduado possui uma ampla perspectiva de atuação profissional. Conheça algumas opções do mercado:

1. Consultoria

O profissional graduado em Estética e Cosmética tem a capacidade de atuar como consultor em empresas de cosméticos, em companhias de equipamentos eletrostéticos e como um consultor para melhorar a imagem pessoal de determinado cliente.

2. Estética facial

O esteticista poderá auxiliar os pacientes na prevenção e tratamento de manchas no rosto, rugas e redução da flacidez por meio de massagens faciais e uso de aparelhos específicos. Ele também pode aplicar técnicas para hidratar melhor a pele e promover a esfoliação, por meio do peelings químicos.

O peeling é capaz de retirar as camadas superficiais da pele e estimular o crescimento de uma pele mais lisa e fina, pois faz uma renovação celular. Muitas vezes, o peeling é aplicado em regiões como rosto, mãos e pescoço. Ele serve tanto para tratar manchas como marcas de acne e cicatrizes.

3. Estética pós-cirúrgica

O graduado em Estética e Cosmética pode auxiliar médicos no tratamento pós-cirúrgico. Afinal, em alguns casos como a cirurgia de lipoaspiração por exemplo,  são indicadas sessões de drenagem,  associada a equipamentos específicos,  para aliviar os sintomas pós-operatórios,  melhorar a cicatrização e alcançar os resultados esperados..

4. Massagens

O especialista pode trabalhar com técnicas que contribuem para a modelação do corpo, diminuição do estresse, melhoria do sistema circulatório, melhora na hidratação da pele, diminuição de edemas além de consequente revitalização. Existem técnicas de massagem especificas para a face e para o corpo.

5. Maquiagem profissional

Essa profissão também pode proporcionar um certo glamour ao esteticista, porque, em alguns casos, ele poderá ser contratado para maquiar artistas de cinema, televisão, teatro e modelos que participam de desfiles.

6. Spaterapia

O esteticista poderá auxiliar os pacientes na prevenção e tratamento de estrias, celulite, gordura localizada, flacidez por meio da associação de cosméticos aparelhos e massagens. Ele também pode aplicar técnicas para desintoxicar o corpo, como talassoterapia e bandagens, associadas a drenagem linfática e massagens, por exemplo.

7. Estética capilar

Sabe aquele excesso de queda de cabelo que incomoda muitas mulheres e homens? O graduado em Estética e Cosmética pode auxiliar no tratamento desse e outros problemas que envolvem a estética capilar.

Em quais ambientes esse profissional pode atuar?

O esteticista pode atuar sozinho ou em parceria com outros profissionais. Veja alguns exemplos:

Clínicas médicas

O esteticista pode contribuir com o trabalho do médico em tratamentos de pré e pós aplicação de botox e lifting,  por exemplo.

Salões de beleza

Muitos esteticistas fazem parcerias com salões de beleza para realizar maquiagem e depilação de clientes. Além disso, esses profissionais podem realizar procedimentos mais abrangentes como a micropigmentação de sobrancelhas e alongamento de cílios, técnicas muito procuradas por famosos.

Spas

Esses espaços são muito procurados por quem tem a intenção de melhorar a autoestima e realçar a beleza. Por isso, são ambientes próprios para os profissionais graduados em Estética e Cosmética. Nesses locais, é possível realizar tratamentos que envolvem limpeza de pele, hidratação, relaxamento e massagens.

Academias

Nesses ambientes, as massagens e procedimentos como drenagem linfática servem para complementar o resultado obtido pelo exercício físico. Por isso, alguns espaços já oferecem esse serviço especializado aos clientes.

Trabalho autônomo

Trabalhar por conta própria também é uma opção para os especialistas nessa área. Ao abrir o próprio espaço, o profissional tem a liberdade de adaptar seu horário às suas necessidades e às de seus clientes, determinar os próprios preços e oferecer um atendimento diferenciado.

Profissionais que conseguem montar sua própria cartela de clientes conseguem obter uma remuneração entre R$ 3.000,00 e R$ 8.000,00 mensais de acordo com essa publicação. Tudo dependerá do preço aplicado, da localização, do número de clientes e da experiência do esteticista.

Como está o mercado de trabalho para graduados em Estética e Cosmética?

Essa é uma área em franca expansão. A procura por tratamentos que valorizam o cuidado com o corpo, saúde e bem-estar cresce quase 20% ao ano. E a cada dia os clientes procuram mais por profissionais qualificados e experientes.

Nesse sentido, a faculdade oferece a possibilidade de o aluno conhecer as novas tecnologias e tendências do mercado e se tornar um especialista na área. Ao conhecer as técnicas mais seguras e eficazes, os profissionais conseguem repassar credibilidade para os clientes.

Com um atendimento humanizado e preocupado com a saúde dos clientes, o especialista tem cada vez mais chance de conquistar o próprio espaço no mercado de trabalho.

Enfim, é possível perceber que a área de Estética e Cosmética oferece um vasto campo de atuação profissional e a possibilidade de obter uma boa remuneração salarial.

Este post foi útil para você? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajudar seus amigos que também estão interessados nessa área!

Deixe um comentário