6 formas de trabalhar com tecnologia!

Novidades não faltam hoje, quando pensamos em avanços tecnológicos, certo? Não importa a área da nossa vida, é difícil ficar longe desse assunto. Daí a importância, para quem está em busca de oportunidades na carreira profissional, de analisar as possibilidades que existem para os que pretendem trabalhar com tecnologia.

Esse é o objetivo do nosso post de hoje. Vamos mostrar as opções em termos de cursos de graduação para essa área, o tipo de carreira que você pode seguir e também o que deve fazer para ser bem-sucedido. Nem sempre as pessoas se dão conta disso, mas esse é um campo bem diversificado, com excelentes alternativas, não importa muito o seu perfil.

É claro que você tem que gostar da área de Exatas, ter alguma aptidão para lidar com números, mas, como veremos, não é apenas a parte mais técnica que importa. O mercado valoriza quem consegue ter uma visão mais abrangente e capacidade para atuar no gerenciamento dos projetos.

Vamos ver como isso funciona? Confira as 6 dicas que preparamos sobre o assunto:

1. Saiba por que a área de tecnologia é promissora

Como dissemos, tecnologia é um campo bastante amplo, uma vez que a nossa sociedade tornou-se muito dependente dos avanços tecnológicos. Pense numa atividade qualquer, e lá estão os novos equipamentos (hardwares) e os softwares para facilitar as nossas tarefas.

No ambiente corporativo, isso significa que é praticamente impossível que, hoje, uma empresa possa sobreviver sem investir em tecnologia, independentemente da sua área de atuação — comunicação, transporte, alimentação, entretenimento, educação, enfim, a lista é praticamente infinita.

É por isso que fazer um curso relacionado à tecnologia é uma excelente opção para quem está em busca de uma carreira promissora. O mercado de trabalho tem tido altos e baixos no Brasil, mas existe a demanda por profissionais especializados, e a tendência é que ela só aumente nos próximos anos.

2. Entenda a formação ideal do profissional dessa área

Para aproveitar essas oportunidades, é importante que você escolha um curso que ofereça uma formação mais completa para essa área, como o de Engenharia e Análise de Sistemas. Nesse caso, o estudante tem a oportunidade de adquirir bons conhecimentos em diversas áreas.

Para você ter ideia, um dos focos do curso são as linguagens de programação, ou seja, o aluno tem contato com técnicas e ferramentas específicas para atuar no desenvolvimento de sistemas de computação. Outra questão importante é a possibilidade de entender as diferentes aplicações desses programas no ambiente corporativo.

Além dessa parte de desenvolvimento de software, boas faculdades preocupam-se também com a parte gerencial desse tipo de atividade. Assim, ao analisar o conteúdo do curso, verifique se tem disciplinas relacionadas ao gerenciamento de projetos.

3. Conheça as opções de carreira para a área de tecnologia

Agora que você já tem uma noção do que vai encontrar numa graduação nessa área, vamos ver os campos de trabalho.

Uma das funções mais comuns é a de analista de sistemas, que pode atuar na produção de softwares, dedicar-se mais à área de infraestrutura (trabalhar com hardwares) ou especializar-se no segmento de negócios. Neste caso, o conhecimento técnico dele vai ajudar, mas ele tem como missão buscar soluções, envolvendo-se em várias etapas da área de TI (Tecnologia da Informação).

Na prática, então, isso significa que trabalhar com tecnologia não significa que você só vai atuar na programação de sistemas computacionais. É importante gostar do assunto, mas saiba que pode ser um gerente de projetos, desenvolver jogos, trabalhar com segurança e auditoria de sistemas, além das várias possibilidades ligadas ao mundo da internet.

4. Confira as vantagens de se trabalhar com tecnologia

A área de TI está em crescimento e, quando se analisam as perspectivas para os próximos anos, ninguém duvida de que ela vai continuar empregando muita gente. A razão é simples: os sistemas de computação estão evoluindo rapidamente, e a expectativa é de que sejam capazes de substituir a mão de obra humana em várias áreas.

Nesse contexto, preparar-se para atuar nessa área significa garantir a sua empregabilidade. Afinal, o desenvolvimento desses sistemas está sob a responsabilidade dos profissionais especializados, correto?

No dia a dia dos profissionais de TI, isso significa boas oportunidades de trabalho e — mais — remunerações adequadas. As empresas conseguem otimizar suas tarefas quando investem num bom projeto de TI, então, nada mais justo que paguem bem pelos serviços dos profissionais!

5. Prepare-se para ser um profissional de destaque

Há vários cursos de aperfeiçoamento nessa área, mas não tenha dúvidas: a faculdade faz a diferença para a valorização do seu currículo. Pense nisto: por mais que se exija conhecimento técnico, cada vez mais a tecnologia tem um papel estratégico para as empresas, ou seja, é preciso que a pessoa tenha uma boa formação e saiba lidar com a parte gerencial.

Daí a importância do curso universitário, que fornece outros tipos de aprendizado, capacitando o aluno para que ele consiga analisar as soluções que são mais adequadas para aquele tipo de negócio. Na escolha do curso, verifique se ele tem o desenvolvimento de projetos integrados na grade, fundamentais para oferecer a visão mais prática sobre a aplicação dos sistemas.

6. Fique atento às tendências tecnológicas

Se você tem interesse na área de tecnologia, invista na sua carreira. Organize-se para fazer a faculdade e lembre-se de que a atualização dos profissionais desse setor precisa ser contínua. Surgem novidades a todo momento, então é importante acompanhar as tendências tecnológicas e procurar se informar sobre os campos mais promissores.

As plataformas digitais, por exemplo, têm demandado muitas soluções no aperfeiçoamento dos sistemas empregados no dia a dia das empresas e na melhora das experiências dos usuários. Quem sabe você não vai liderar uma startup de sucesso nessa área?

Como você viu neste artigo, trabalhar com tecnologia pode ser uma excelente oportunidade para o seu desenvolvimento profissional. Decisão tomada, o sucesso vai depender do seu empenho nos estudos! Mas isso é básico para qualquer atividade, concorda?

Gostou do artigo? Que saber mais sobre o mercado de trabalho nessa área? Leia o nosso post sobre o que faz um analista de sistemas! Ele vai ampliar os seus conhecimentos e, claro, facilitar sua decisão sobre investir nessa carreira!

 

Deixe um comentário