Direitos das pessoas com deficiência é tema de palestras na Brazcubas Educação

Apresentações fazem parte do Evento Acadêmico da Fisioterapia (FIBRAC)

A Brazcubas Educação recebe nesta quinta-feira (11/10), no Campus, às 19 horas, o campeão paraolímpico de bocha adaptada, Fabio Dorneles, para compartilhar sua história de vida inspiradora e contar sua evolução, desde a recuperação do acidente que fez com que perdesse os movimentos das pernas até sua consagração nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

A participação do campeão paraolímpico faz parte das atividades do Evento Acadêmico da Fisioterapia (FIBRAC), que tem debatido temas relacionados à deficiência, como as limitações físicas e neurológicas comuns, a falta de informações sobre seus direitos das pessoas com deficiência, baixa atuação dos governantes e sociedade em geral para o promoção de políticas públicas voltadas para esse público.

O evento é aberto ao público e para participar é necessário levar um produto de higiene ou limpeza que será doado ao Instituto Beneficente Viva a Vida. Interessados devem comparecer a partir das 18 horas no Auditório VIP da Brazcubas Educação (Av. Francisco Rodrigues Filho, 1233, Mogilar, Mogi das Cruzes – SP). O local está sujeito à lotação, pois as vagas são limitadas.

“O FIBRAC oferece a oportunidade aos estudantes de Fisioterapia e a sociedade discutirem os desafios enfrentados pelos portadores de necessidades especiais. Assuntos que abordam desde o reconhecimento dessas pessoas como profissionais capacitados e produtivos até os direitos e políticas públicas voltadas a eles e às suas famílias”, explica o coordenador do curso de Fisioterapia da Brazcubas Educação, professor William Shimizu.

Movimento ajuda pessoa com deficiência em Mogi

Na noite de ontem (10/10), foi realizada a palestra “Não Somos Diferentes. Fazemos a Diferença”, por Jocélia Correa de Camargo, mãe de Rafaela, uma pré-adolescente diagnosticada com distrofia muscular há quatro anos. A palestrante vivenciou na pele os impactos que essa burocratização tem no dia a dia das pessoas com deficiência, levando sua experiência como maneira de ajudar outras pessoas.

“Quando se fala em deficiência física, pensa-se em acessibilidade, mas as dificuldades englobam várias áreas, como transporte, educação e saúde. Muitas vezes, as pessoas não sabem cobrar seus direitos devido a essa falta de informação, que se estende também aos funcionários dos órgãos públicos. A saída, invariavelmente, é partir para a via judicial”, alertou.

Juntamente com mães e amigos de pessoas com deficiência, Jocélia idealizou o Projeto “Somos Notáveis”, em maio deste ano, que além de disseminar a informação entre os membros da comunidade do Alto Tietê, também busca trazer notoriedade às pessoas que se encontram nessa situação.

“Não há um dado oficial, mas a estimativa é que existam cerca de 90 mil pessoas deficientes somente em Mogi das Cruzes, por isso, temos que nos fazer notar”, defende Jocélia.

Evento Acadêmico de Fisioterapia (FIBRAC)

Tema: Superação

Data: 10 a 11 de outubro, das 18h30 às 22 horas

Local: Auditório VIP da Brazcubas Educação (Av. Francisco Rodrigues Filho, 1233, Mogilar, Mogi das Cruzes – SP)

Deixe um comentário