Afinal, ainda é importante fazer faculdade? Descubra aqui!

É muito comum que profissionais que ingressam cedo no mercado de trabalho duvidem da necessidade de fazer faculdade, afinal eles não precisaram disso para encontrar um emprego ou se manter nele.

No entanto, quem pensa assim ignora que um diploma não apenas o deixaria mais seguro no trabalho, como também abriria muitas oportunidades de crescimento profissional que dificilmente surgiriam de outro modo.

Se você ainda não ingressou no ensino superior por achar que não é importante ou que você já passou do tempo de estudar, o post de hoje, com certeza, vai convencê-lo do contrário. Confira!

Quais são as vantagens de fazer faculdade?

1. Salários mais altos

Independentemente do tipo de crise econômica que venha a surgir, a média do salário de um profissional com ensino superior será sempre maior do que a média salarial de um com formação apenas até o ensino médio.

Isso acontece porque a faculdade transforma o estudante em mão de obra especializada, ou seja, mais instruída para realizar atividades que envolvem um conhecimento mais aprofundado do objeto com o qual trabalha.

Um bacharel, portanto, se afasta daqueles trabalhos braçais, mecânicos ou estritamente burocráticos para se dedicar a profissões que exigem conhecimento e criatividade e que, por isso, são mais bem remuneradas.

Mesmo que para algumas carreiras esse retorno não seja imediato ou que você não fique rico assim que se formar, é possível verificar essa diferença salarial principalmente na expansão do plano de carreira que qualquer profissional experimenta ao adquirir um diploma do ensino superior.

2. Crescimento pessoal e profissional

Um dos grandes problemas de ingressar no mercado de trabalho sem a experiência do ensino superior é a falta de diversidade característica da maioria dos ambientes profissionais.

A faculdade é o oposto disso. Por acolher alunos de cursos diferentes, você encontrará nesse ambiente a oportunidade de conhecer pessoas que viveram experiências bastante diferentes das suas. Esse tipo de troca faz com que o estudante abra a cabeça no exercício de tentar entender outras formas de vida, tornando-se mais empático.

Além disso, durante o curso, você vai aprender uma série de assuntos que também vão fazê-lo enxergar o ambiente de trabalho com outros olhos, porque você entenderá com mais profundidade o que acontece lá. E esse aprendizado é fundamental, tanto para que você cresça na sua área quanto para migrar para outras mais promissoras.

3. Maior valorização profissional

Um crescimento como esse é naturalmente acompanhado por uma maior valorização do seu trabalho por parte da sua equipe e dos seus superiores, já que ele lhe dará o respaldo de alguém que sabe do que está falando.

Para além de se tornar um profissional mais bem preparado para colaborar nas atividades do seu trabalho, o investimento em um curso superior mostra que você tem entusiasmo em relação à sua área de atuação e indica que você tem interesse não apenas em permanecer nela, como também em construir uma carreira.

É exatamente esse o tipo de funcionário que as empresas querem: competente, interessado e ambicioso. Afinal, elas investem bastante nos seus empregados e, portanto, valorizarão aqueles que têm mais chances de permanecer prestando um trabalho de qualidade por mais tempo.

4. Networking

Assim como a faculdade lhe permite conhecer uma grande diversidade de pessoas, ela também é um ótimo espaço para conhecer pessoas com interesses em comum ou até mesmo parecidas com você, já que cada curso costuma estar associado a um perfil específico de estudante.

Além de ser uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e encontrar colegas com os quais discutir sobre os assuntos que lhe interessam, a faculdade também é perfeita para criar uma rede de contatos de cunho profissional.

Afinal, os seus colegas se espalharão por todas as áreas de atuação que o diploma do curso permitir. Eles estarão inclusive naquelas empresas nas quais você gostaria de estar trabalhando hoje.

Desse modo, você terá um bom conhecimento do mercado à sua volta e contatos estrategicamente distribuídos na sua área e em outras relacionadas — ambos fatores importantíssimos na procura por novas oportunidades.

Isso sem contar os professores, que em geral serão profissionais da área com anos de experiência e que poderão fazer indicações para você.

5. Conhecimento

Toda experiência é uma oportunidade de aprendizagem. Portanto, mesmo o seu ambiente de trabalho é um espaço propício para você aprender a fazer melhor o que você faz. Seja por meio da busca por soluções para os problemas do dia a dia ou pela orientação de um profissional mais experiente, oportunidades de aprender não faltam.

O que costuma faltar nos ambientes de trabalho, por outro lado, é um espaço de ensino preocupado em levá-lo a refletir sobre o que você faz. Ou seja, um esforço em fazê-lo entender, por exemplo, os motivos que levam os processos que ocorrem na sua empresa serem como são.

É esse tipo de compreensão mais aprofundada do que acontece na sua área de trabalho que o ensino superior lhe oferecerá. Com ela, você estará melhor preparado para se tornar um líder competente e inovador.

A hora é agora?

Na dúvida se fazer faculdade é mesmo a melhor opção, muita gente se pergunta se não já passou da hora de estudar. Se é o que você está pensando, entenda que as cinco vantagens que citamos serão impactantes em qualquer etapa da carreira de um profissional, ou seja, servem tanto para quem na busca pelo primeiro emprego, como para quem estagnou durante anos no mesmo cargo.

Outra dúvida tem a ver com o tempo que precisará ser investido na faculdade: é possível trabalhar e estudar? É claro que são duas coisas que exigem tempo e dedicação, mas tudo vai depender da sua determinação em se tornar um profissional mais preparado e da sua vontade de se organizar.

Você também pode adaptar o curso às suas necessidades escolhendo horários para as disciplinas que não atrapalhem o trabalho ou fazendo uma quantidade menor de matérias por semestre, por exemplo. Outra possibilidade é optar por uma modalidade de ensino que caiba na sua rotina, como o ensino a distância.

Esperamos que o post de hoje tenha ajudado você a pensar melhor sobre os impactos que um curso de ensino superior terá na sua vida.

Se você ainda precisa de mais informações para decidir se vale mesmo a pena fazer faculdade ou se já está decidido e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe um comentário