O que fazer na véspera do Enem: estudar ou descansar?

Depois de um longo ano de preparação, chega a véspera do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)! Em meio a tanta ansiedade, bate aquela dúvida: o que fazer um dia antes da prova? Será que o melhor é tentar revisar algumas matérias ou esquecer tudo e relaxar?

Você está prestes a enfrentar 5 horas e meia de prova no primeiro dia do exame. Então precisa preparar corpo e mente para dar o seu melhor nessa maratona de questões, certo?

Neste post separamos algumas dicas para que você use a véspera do Enem para ficar bem-disposto e arrase na hora da prova! Acompanhe e veja como se planejar!

Fique longe dos livros e apostilas

Muitos candidatos, por conta do nervosismo, acham que precisam aproveitar até o último minuto para estudar ou até mesmo para dar uma espiadinha naquela matéria mais complicada.

No entanto, se debruçar sobre livros e apostilas para repassar o conteúdo na véspera do Enem não é o recomendado: você não conseguirá assimilar nada novo e pode até mesmo ficar mais ansioso diante de tantos assuntos que são cobrados nessa prova.

Por isso, esqueça os estudos nesse momento! O ideal é deixar a mente descansar, já que no dia seguinte a programação é puxada e você precisa estar pronto para resolver 90 questões de múltipla escolha e ainda fazer a redação.

Se estiver se sentindo culpado por ter parado de estudar, assista a um filme com caráter educativo ou documentário.

Para aqueles alunos que trabalham, é importante tirar uma folga antes da prova. Verifique isso com a empresa para que você consiga relaxar e, assim, se sair bem no dia do exame.

Consuma alimentos mais leves

Antes

Na véspera do Enem, você deve se preocupar com a alimentação. Imagine na hora do exame ficar com azia, queimação ou dor de barriga. A concentração para as questões vai embora e você pode pôr tudo a perder!

Por isso, selecione os alimentos que vai comer nesse dia. Prefira opções mais leves, ou seja, menos gordurosas ou condimentadas, e se hidrate bastante. Nada de provar uma comida nova e ter surpresas depois.

No dia do exame, tome um café da manhã reforçado e procure almoçar mais cedo para chegar bem-disposto ao local de prova.

Durante

O exame é bem extenso, por isso você pode levar bolachas ou uma barra de cereal para consumir enquanto resolve as questões. Como o mês de novembro é quente, é importante levar também uma garrafa de água.

Procure atividades para se distrair

Você se dedicou bastante aos estudos e abdicou de muita coisa, não é mesmo? Então priorize momentos de lazer na véspera do Enem ou de qualquer outro vestibular. Faça meditação, ouça música, caminhe no parque ou pratique algum esporte — porém, nada de exageros, apenas se exercite por diversão.

Para distrair, uma boa pedida é sair com os amigos. Mas atenção: nada de baladas até a madrugada ou bebidas alcoólicas. Você precisa estar 100% no dia seguinte e não de ressaca! Uma dica é dar uma volta no shopping, ir ao cinema ou se reunir em casa mesmo e assistir a algumas séries ou jogar conversa fora.

Se a sua turma também for fazer a prova no dia seguinte, é importante se policiar para não ficar comentando sobre a prova ou possíveis temas que serão pedidos para a redação. Isso pode gerar mais agitação e estresse.

Separe documentos e outros itens

Na véspera do Enem, o aluno deve separar uma caneta esferográfica preta de corpo transparente, a única aceita para fazer a prova. Por precaução, leve duas unidades.

Esqueça aquele estojo cheio de lápis, canetas coloridas e borracha porque não são permitidos. Os livros, cadernos e apostilas também devem ficar em casa.

Além da caneta, é obrigatório apresentar ainda um documento oficial com foto em bom estado, como:

  • RG;

  • Carteira Nacional de Habilitação;

  • Carteira de Trabalho;

  • Passaporte;

  • Identidade funcional;

  • Certificado de reservista.

Não adianta levar cópias desses documentos — nem as autenticadas — ou versões eletrônicas porque não serão aceitas.

O cartão de confirmação da inscrição não é obrigatório, mas é recomendado que você leve no dia da prova para tirar qualquer dúvida referente ao local, por exemplo.

Verifique qual roupa é a mais adequada

Além de materiais e documentos, já deixe separados a roupa e sapatos para a prova. Escolha peças confortáveis e de acordo com a temperatura. Na dúvida, cheque a previsão do tempo na internet para não fazer a prova passando frio ou calor.

Pode parecer um detalhe bobo, mas o Enem exige concentração total, por isso nenhum fator externo — como uma roupa quente demais — pode atrapalhar seu desempenho e seu sonho de ingressar na universidade.

Cheque o trajeto até o local da prova

Se ainda não visitou o local da prova, aproveite o dia anterior do exame para isso. Descubra quanto tempo você levará para chegar lá e faça a sua programação. É importante chegar às 12h (horário de Brasília), quando abrem os portões.

Os organizadores deixam bem claro que o horário limite é às 13h, então nada de ficar de fora do exame por um problema de planejamento.

Se chegar mais cedo, evite ficar perto de grupos que estão debatendo questões do exame, pois isso pode tirar a sua tranquilidade.

Tenha uma boa noite de sono

Se você seguiu a recomendação de ter uma alimentação leve, não estudar e relaxar na véspera do Enem, será mais fácil ter uma boa noite de sono. Procure dormir cedo e, pelo menos, por 8 horas para que você acorde com as energias renovadas para o dia do exame.

Viu só como a véspera do Enem não é o momento ideal para estudar? Você se preparou durante todo o ano para essa prova concorrida e precisa estar relaxado para ter um bom desempenho. Cuide da alimentação e se distraia nesse dia para que você esteja 100% na hora de resolver as questões! Boa sorte!

E aí? Gostou das nossas dicas para estar bem preparado e arrasar no Enem? Quer receber outros posts como este sobre preparação para o vestibular e carreiras? É só assinar a nossa newsletter!

 

Deixe um comentário