Medo de não dar conta da faculdade? Confira 7 dicas para superar

A vida é marcada por mudanças e uma das fases em que ocorre uma transformação na rotina e na forma de encarar as situações é após o ingresso no ensino superior. A vida escolar toma um rumo novo e muitos estudantes têm medo de não dar conta da faculdade.

Vida nova, pessoas diferentes, conciliar trabalho e estudos e muitas responsabilidades — realmente ficar com aquele frio na barriga é uma sensação comum para muitos alunos.

Mas saiba que dá para superar o medo e tirar o melhor da vida universitária. Quer saber como? Confira as 7 dicas que apresentamos neste post! Boa leitura!

1. Pesquise sobre o curso

É muito comum que tenhamos medo do desconhecido, então, antes de escolher uma carreira, a dica é fazer uma pesquisa minuciosa sobre os cursos com os quais você tem mais afinidade.

Nesse ponto, a internet pode ser uma grande aliada — veja como é a matriz curricular, o perfil exigido para cada curso e até mesmo como é a rotina profissional e as possibilidades de atuação.

Você pode ir mais a fundo: é só visitar algumas instituições de ensino, conhecer a infraestrutura, como laboratórios e salas de atividades, e conversar com alunos, professores e coordenadores. Fale sobre suas principais dúvidas e receios para que eles possam ajudar você a tomar a melhor decisão.

Assim, você consegue descobrir como é o dia a dia do estudante, as atividades propostas e a carga horária exigida. Dá para começar a graduação já preparado e sem medo de surpresas pelo caminho.

2. Confie no seu potencial

Muita gente fica apavorada porque ouviu dizer que as disciplinas da faculdade são complexas e acha que não vai conseguir acompanhar. É preciso ter em mente que o ensino superior está preparando o aluno para uma profissão, ou seja, os assuntos tratados não serão simplórios.

No entanto, o pré-requisito é o estudante ter concluído o ensino médio e passar na prova do vestibular para começar a faculdade, ou seja, se você cumpriu essas exigências não precisa se preocupar.

No início, é tudo diferente, mas aos poucos você pega o ritmo de estudos. Confie no seu potencial! Com bastante dedicação e determinação você consegue acompanhar o que a faculdade exige e pode brilhar na vida acadêmica.

3. Dedique-se ao máximo

Você tem medo de não dar conta da faculdade? Saiba que com dedicação você consegue o tão sonhado diploma. Para isso, é importante que o aluno:

  • esteja atento a todas as aulas;

  • curse disciplinas optativas;

  • participe de eventos que a instituição de ensino promove, como encontros, palestras e workshops;

  • vá atrás da bibliografia proposta pelos professores;

  • procure mais conteúdo dos assuntos tratados também pela internet;

  • aproveite para aprender e se destacar no estágio, mesmo que não seja uma etapa obrigatória;

  • participe de projetos de extensão.

4. Organize sua rotina

Como dissemos, a faculdade é uma fase de mudanças, por isso vai exigir que você faça alterações na sua rotina. É preciso se organizar para conseguir revisar conteúdos, fazer as leituras, estudar para as provas e fazer os trabalhos.

É fundamental que você utilize uma agenda semanal para colocar todos os compromissos relativos ao curso superior. Desse modo, você consegue visualizar todas as tarefas e também as prioridades.

Esqueça a ideia de estudar na véspera, como você fazia no ensino médio. O ideal é estudar um pouco por dia até para tirar as dúvidas com o professor, se necessário. Dessa forma, reserve um período para repassar todo o conteúdo que você aprendeu naquele dia.

TCC

É importante também se organizar para o trabalho de conclusão de curso (TCC). Muita gente deixa para o último semestre, mas é importante começar o quanto antes para pesquisar os temas, ver as formas como você pode desenvolver esse projeto e conversar com possíveis orientadores. Dessa forma, você conseguirá produzir um trabalho sólido.

Estudo e trabalho

Criar um método de organização com os estudos vai permitir que você faça a faculdade mesmo trabalhando. É uma rotina puxada, mas que vale a pena enfrentar!

5. Não se cobre demais

Muita gente tem medo de não dar conta da faculdade porque, simplesmente, se cobra demais. É importante ter bem claro que você está na condição de aprendiz e vai aprender com os erros.

Tirar notas baixas ou falhar em algum trabalho ou apresentação é normal — já aconteceu com todo mundo que hoje tem uma carreira de sucesso.

6. Peça ajuda

Alguns alunos ficam perdidos com algumas disciplinas e atividades e sofrem calados. Mas isso é muito ruim porque pode comprometer o desempenho nas provas e trabalhos.

A dica é deixar a vergonha de lado e pedir ajuda quando não você não tiver entendido determinado tópico ou técnica no laboratório, por exemplo. Converse com o professor e colegas, tire suas dúvidas e não fique para trás.

7. Opte por um curso EAD

Se a sua maior preocupação é não conseguir encaixar os estudos na sua rotina, principalmente se você trabalha, saiba que é possível fazer faculdade na modalidade ensino a distância (EAD) ou online.

Muitos estudantes não podem largar o emprego até mesmo porque dependem do salário para pagar o curso superior, mas ficam perdidos justamente pela falta de horário e medo de não dar conta da faculdade. Para atender a essa necessidade, é possível fazer a graduação nesse formato.

Veja os benefícios do EAD:

  • flexibilidade: você estuda no local e horário mais conveniente — só é preciso ter acesso à internet e um dispositivo, como tablet ou notebook;

  • autonomia: você pode avançar os conteúdos de acordo com o seu ritmo;

  • economia: você não gasta com deslocamentos diários até a instituição de ensino e, geralmente, as mensalidades do EAD são mais baixas do que a dos cursos presenciais;

  • diploma: o diploma do curso EAD tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) da mesma forma que o dos cursos tradicionais.

Viu só como não há motivos para ter medo de não dar conta da faculdade? É só pesquisar o curso com bastante cuidado, se organizar e optar pelo EAD, caso você já tenha uma rotina apertada. Corra atrás dos seus sonhos e faça um curso superior!

Quer ficar por dentro de outros conteúdos sobre vida universitária e carreira? Assine a nossa newsletter e receba outros posts como este em primeira mão!

 

Deixe um comentário