Graduação em História a distância: entenda se é possível estudar dessa forma

Você gostaria de fazer uma graduação em História EAD, mas não sabe se isso é possível? Não tenha mais dúvidas, a resposta é sim: você pode fazer esse curso a distância.

O curso de História é ideal para quem se interessa pelos fatos históricos que marcaram a humanidade, os diferentes períodos que existiram, a evolução das culturas, a diversidade e a vida em sociedade. Se você é uma pessoa naturalmente curiosa e investigativa e gosta de observar os acontecimentos sociais com uma visão crítica, essa graduação pode ser uma ótima escolha.

Leia este post e saiba mais sobre o curso de História EAD. Veja informações sobre ele, mercado de trabalho e as facilidades da educação a distância. Não deixe de acompanhar!

Tudo que você precisa saber sobre a graduação em História EAD

A sociedade em que vivemos é resultado de todas as transformações que ocorreram ao longo da história da humanidade. O profissional graduado nesse campo adquire amplo conhecimento sobre os fatos que marcaram o mundo e sobre como eles repercutem na nossa vida atual.

O curso de Licenciatura em História permite que o aluno desenvolva um olhar crítico e analítico sobre a sociedade, além de elaborar habilidades para atuar como um profissional da educação. Veja, agora, o que mais você precisa saber sobre essa graduação:

Tempo de duração e grau universitário

Na modalidade EAD, a graduação dura 8 períodos (4 anos) e concede ao aluno o grau de licenciatura, o que capacita o futuro profissional para lecionar História para estudantes de ensino fundamental e ensino médio ou em cursinhos pré-vestibulares e universidades — nesse último caso, também é necessário o título de pós-graduação —, além de outros campos de atuação que veremos mais à frente.

Atividades desenvolvidas

Se você pensa que o curso de História EAD é só teoria, está enganado. Assim como na modalidade presencial, a carga horária é extensa e inclui atividades teórico-práticas, estágio supervisionado e atividades complementares. Além disso, a graduação a distância também requer a elaboração do famoso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Disciplinas estudadas

A grade curricular inclui disciplinas que abordam os diferentes períodos da História e os aspectos socioculturais envolvidos, assim como matérias que contribuem para a prática pedagógica do futuro professor. Entre outros conteúdos, você vai aprender:

  • História, Filosofia e Sociologia da Educação;

  • Diversidades Históricas;

  • Pesquisa e Prática Pedagógica;

  • Antropologia;

  • História do Brasil;

  • História da América;

  • História Antiga;

  • História Medieval;

  • Educação Inclusiva;

  • Educação, Comunicação e Tecnologia;

  • Estado Moderno, Renascimento e Iluminismo;

  • História da Arte;

  • Psicologia da Educação;

  • Ética e Diversidade;

  • Diversidade e Gênero;

  • Estado Moderno e Globalização;

  • História Contemporânea;

  • Educação em Direitos Humanos;

  • Museus e Historiografia.

As áreas de atuação para os profissionais dessa área

O profissional que obtém o diploma de Licenciatura em História EAD não tem seu campo de trabalho limitado às salas de aula — sua atuação vai além! E as oportunidades não são poucas.

Na área da educação, o professor de História pode dar aulas no ensino fundamental e médio, em todas as modalidades: educação básica; Educação de Jovens e Adultos (EJA); educação profissional; educação especial e cursos a distância.

Ainda como educador, o profissional pode produzir ou avaliar materiais didáticos e até lecionar em disciplinas correlatas, como Geografia, Filosofia e Sociologia, desde que apresente, em seu histórico da graduação, a carga horária necessária no estudo dessas matérias.

O ensino superior também abre portas para que o graduado em História seja docente em sua própria área, ou em cursos que contenham a disciplina em sua matriz curricular, como Arquitetura e Urbanismo, Museologia, entre outros. Para isso, você precisa investir em cursos de pós-graduação Lato Sensu (especializações) ou Stricto Sensu (mestrado e doutorado), a depender da exigência da instituição de ensino.

Hoje, há uma carência de professores na rede pública, especialmente na rede estadual. Portanto, há muitas oportunidades para conseguir posições efetivas por meio de concursos públicos. Outras opções de concurso para os graduados em História incluem cargos específicos em instituições de cultura, ciência e pesquisa.

Por fim, o profissional da educação também tem a opção de se especializar em gestão de ensino e conseguir cargos como diretor de escola ou universidade, coordenador de curso ou membro de secretarias da educação.

Além do contexto educacional, você também poderá trabalhar nas seguintes áreas:

  • campo de pesquisas, em universidades;

  • museus e órgãos culturais;

  • preservação do patrimônio histórico-cultural, arquitetônico e museológico;

  • reconstituição de novelas de época, filmes e peças de teatro;

  • gestão de documentos e arquivos públicos ou privados;

  • história empresarial, auxiliando empresas que pretendem resgatar a memória corporativa;

  • turismo histórico;

  • organização de eventos, feiras e exposições sobre História.

As vantagens de fazer o curso de História a distância

Fazer uma graduação a distância é a melhor opção para quem sonha em obter um diploma de ensino superior, mas não tem disponibilidade de horário para frequentar um curso presencial.

Dessa forma, você pode estudar no horário que menos vai comprometer a sua rotina, de acordo com o seu tempo livre, e tem a praticidade de fazer as aulas no conforto da sua casa, sem perda de tempo com trajeto, trânsito, transporte coletivo e todas essas dificuldades que enfrentamos no percurso.

Qualquer lugar em que você tenha acesso à internet e um computador disponível se transforma em sala de aula! Só é importante tomar cuidado com a falta de compromisso com os estudos e a procrastinação. Afinal, você pode até não precisar comparecer à universidade todos os dias, mas precisa apresentar resultados e, tão importante quanto isso, precisa absorver conhecimento. Ou seja, você é o principal responsável pelo seu rendimento nos estudos.

Outra grande vantagem dos cursos EAD é o menor investimento. Em geral, as mensalidades das graduações a distância são menores do que nos cursos presenciais. E não é só isso: você também acaba evitando gastos com transporte e alimentação fora de casa, além do menor custo com material didático, que é disponibilizado pelas instituições em formato digital, na maioria das vezes.

Em resumo, a graduação a distância possibilita: economia inteligente de tempo e dinheiro; flexibilidade de horário; autogerenciamento da aprendizagem; praticidade e comodidade; e a mesma bagagem de conhecimento que um curso presencial.

Aproveite que agora você tem novas informações sobre a graduação em História EAD, dê um novo passo em direção ao seu objetivo e conquiste o sonhado diploma universitário. Para iniciar essa jornada, conte com uma instituição de ensino com tradição e referência em qualidade na educação a distância, como a Universidade Braz Cubas.

Se você quiser saber mais sobre o curso de História EAD, ou quiser conhecer nossas outras opções de graduação, é muito fácil: entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

 

 

Deixe um comentário