Gestão de RH: para quem o curso é indicado?

Você sabe o que é Gestão de RH? Da microempresa à multinacional — seja qual for o tamanho do negócio, será preciso o trabalho dos funcionários para garantir a produtividade. Nesse cenário, tem papel de destaque o profissional da área de recursos humanos, que faz a gestão estratégica da equipe de acordo com os objetivos da empresa.

Dessa forma, quem procura um curso superior com amplo mercado de trabalho pode apostar na carreira de Gestão de RH, seja presencial ou EAD (ensino a distância). A vantagem é que esse curso tem curta duração, importante para quem tem pressa em se qualificar.

Acompanhe este post e descubra como é a faculdade nessa área, o perfil do profissional, mercado de trabalho e perspectivas de futuro para essa carreira!

Curso de Gestão de RH

O curso superior em Gestão de RH capacita o aluno para o gerenciamento dos funcionários de empresas de qualquer tamanho, privadas ou públicas. Forma, portanto, um profissional para:

  • realizar os procedimentos burocráticos (documentos, admissões e demissões);

  • acompanhar todas as mudanças das legislações trabalhistas;

  • realizar os procedimentos de recrutamento;

  • executar a política salarial da instituição;

  • zelar pelo bem-estar das equipes (saúde ocupacional, ambiente de trabalho adequado, qualidade de vida);

  • fazer mediação de conflitos entre funcionários e superiores;

  • elaborar planos de carreira;

  • analisar o desempenho dos funcionários;

  • criar estratégias para retenção de talentos;

  • acompanhar treinamentos;

  • promover a cultura organizacional.

Disciplinas

Para isso, o aluno terá disciplinas variadas, como: liderança, comportamento humano, legislação trabalhista, empreendedorismo, recrutamento e seleção, noções de administração, comunicação corporativa, saúde no trabalho, orçamento para gestão de pessoas, estatística, dentre muitas outras.

Tudo visando à formação de um profissional capacitado para implantar ações que estejam de acordo com as estratégias da empresa.

São aulas que já preparam o aluno para a atuação no mercado de trabalho, especialmente se o curso de Gestão de RH for na modalidade tecnológico.

Curta duração

Os interessados em se formar nessa área têm a vantagem de conseguir o diploma em apenas dois anos.

Muitas instituições de ensino oferecem esse curso na opção EAD (ensino a distância), o que facilita bastante a vida do estudante, ainda mais para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Perfil do profissional de recursos humanos

Mas para quem o curso é indicado? O profissional precisa gostar de trabalhar com pessoas e de liderar, ser paciente e saber ouvir, ter a postura de mediador frente às opiniões conflitantes e ser organizado para trabalhar com tantos documentos e dados. É importante ainda ter uma visão analítica, pois é seu papel observar o desempenho e comportamento dos funcionários.

Outra característica importante é estar sempre atualizado no que diz respeito à legislação trabalhista e às técnicas de gestão de pessoas.

Preparação na faculdade

Se você quer trabalhar nessa área, mas acha que não se encaixa totalmente nesse perfil, não precisa se preocupar: o curso de Gestão de RH prepara o aluno para lidar com diferentes aspectos do mundo organizacional, com noções de psicologia, legislação, administração, liderança e também finanças.

Mercado de trabalho dessa área

As empresas só garantem sua produtividade quando têm um time de funcionários que está em sintonia com sua filosofia e estratégias.

De nada adianta ter o funcionário mais capacitado se ele trabalha em desacordo com a cultura organizacional. Desse modo, a figura do gestor de RH torna-se essencial para alinhar a equipe aos objetivos da empresa.

Profissão em alta

Então, já deu para perceber como esse mercado de trabalho está sempre em alta e, portanto, como essa carreira é promissora, não é? Empresas de todos os tamanhos precisam desse profissional ou até mesmo de uma equipe especializada em gestão de pessoas.

Com o diploma do curso de Gestão de RH, você será capaz de atuar como assistente, analista, supervisor ou gerente de departamento pessoal, tudo de acordo com sua experiência, para empresas de todos os ramos.

A vantagem é que o aluno consegue realizar estágio na área, muitas vezes remunerado, enquanto ainda está estudando, ou seja, além de dar uma forcinha no pagamento das mensalidades, é uma oportunidade de já conhecer como é o dia a dia dessa profissão.

Crescimento na carreira

Outro diferencial é que trabalhar com recursos humanos permite ao profissional traçar um plano de carreira nessa área. Por isso, é importante estar sempre atualizado sobre as diferentes questões que envolvem a gestão de pessoas, além de realizar especializações e outros cursos de aprimoramento.

Consultoria

Se preferir, o gestor de RH pode atuar de forma autônoma, como consultor, realizando recrutamentos, treinamentos ou buscando talentos com perfis específicos.

Perspectivas de futuro para a carreira

As empresas precisam se destacar frente à concorrência e, para isso, é necessário um ambiente organizacional adequado. Isso porque nenhum negócio vai para a frente sem que os funcionários desempenhem bem suas funções.

Além disso, as legislações pertinentes ao trabalho estão em constantes mudanças e, dessa forma, é preciso que se tenha um departamento pessoal qualificado, que esteja sempre atualizado quanto a essas questões para que a empresa não seja penalizada.

A relação entre chefia e funcionário evoluiu muito nos últimos tempos, tornando-se mais humana, com um olhar mais cuidadoso para as necessidades do colaborador. As empresas que querem se destacar sabem que precisam zelar pelas suas equipes e uma cultura organizacional que siga essa linha é construída pelo gestor de RH.

Retenção de talentos

Outra estratégia que as empresas precisam adotar é a retenção de talentos daqueles profissionais que construíram a carreira na organização e são reconhecidos pelas suas competências. É preciso evitar que eles migrem para os concorrentes e, nessa hora, de novo é o gestor de recursos humanos que pode acompanhar esse funcionário e garantir sua permanência com ações efetivas que tenham impacto em sua vida.

Portanto, o profissional com conhecimento na gestão de pessoal é parte imprescindível para fazer a empresa crescer.

Se você gosta de trabalhar com pessoas e quer sair na frente com várias oportunidades de trabalho, a faculdade de Gestão de RH é uma ótima opção. Faça uma pesquisa sobre o curso, onde é oferecido e escolha uma instituição de ensino de referência, com corpo docente qualificado e comece já a estudar.

Gostou das nossas dicas para alavancar seu futuro profissional? Acompanhe outros posts em primeira mão sobre qualificação e carreira assinando a nossa newsletter!

 

Deixe um comentário