ENEM: 10 dicas imperdíveis para fazer uma boa prova

Com a aproximação do ENEM, nunca é demais relembrar algumas dicas que podem ajudar tanto nos estudos como na preparação física e psicológica do estudante.

O exame é a porta de entrada para o ensino superior e precisa ser levado a sério. O aluno que conseguir uma nota alta poderá escolher o curso que mais se adequa ao seu perfil e ainda terá grandes chances de conseguir uma bolsa ou financiamento.

Além disso, a prova, por si só, é uma preparação para tudo que está por vir na vida adulta. É o primeiro de muitos desafios que você vai enfrentar e, para vencê-lo, é preciso saber a melhor maneira de se preparar.

Se você deseja conhecer as melhores dicas para o ENEM e garantir o sucesso na prova, continue lendo o nosso post!

1. Siga um cronograma de estudos

O primeiro passo para quem quer fazer uma boa prova é saber como organizar sua rotina diária de estudos.

Um bom cronograma deve estabelecer metas e objetivos a serem alcançados. O estudante deve fixar horários e uma quantidade prefixada de matérias a serem estudadas diariamente.

É preciso tomar cuidado para criar uma rotina que caiba no seu tempo disponível para estudar, caso contrário, você não conseguirá ficar em dia com suas metas.

A divisão das matérias deve se basear nas particularidades de cada estudante, levando em consideração seus pontos fracos e fortes. É preciso reforçar os tópicos nos quais você tem mais dificuldade para que eles não sejam um empecilho no dia da prova.

2. Resolva exercícios e simulados

Fazer exercícios de provas anteriores e participar de simulados é uma das melhores dicas para o ENEM. Além de se acostumar com o estilo da prova, você também estará fixando as matérias que foram estudadas e revisando conteúdo.

É importante também cronometrar seus simulados para se acostumar a resolver a prova dentro do limite de tempo disponível.

3. Não se esqueça da revisão

A revisão do que foi estudado é importantíssima para impedir aquele “branco” no dia da prova. É uma forma de relembrar os tópicos mais importantes de cada matéria.

A melhor dica aqui é fazer esquemas e infográficos ao longo da sua rotina de estudo e, nas vésperas do ENEM, deixar os livros de lado e aproveitar esses resumos para fazer sua revisão de forma rápida e eficiente.

4. Mantenha-se atualizado

Não é nenhuma novidade que a prova do ENEM gosta de cobrar assuntos que estão em alta nos noticiários. O próprio tema da redação está, na maioria das vezes, relacionado com alguma polêmica dos dias atuais.

Para não ser pego de surpresa, seja na prova fechada ou na redação, não deixe de acompanhar os jornais e as redes sociais para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Não se esqueça de que você pode usar a internet para estudar e se manter atualizado, desde que não se distraia com sites de entretenimento e bate-papo.

5. Combata o nervosismo

Diante de tantas cobranças, é difícil manter a tranquilidade no dia da prova. É comum que os estudantes sintam em suas costas o peso da exigência de entrar na faculdade. Isso acaba gerando ansiedade que, por sua vez, pode fazer com que erros bobos sejam cometidos.

O nervosismo serve apenas para atrapalhar. Mesmo sendo algo difícil de ser combatido, é preciso deixar as cobranças dos pais, amigos e professores de lado e focar apenas em dar o seu melhor no dia do exame.

Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a tranquilidade. Portanto, nada de deitar tarde no dia anterior à prova. Se você estudou e está em dia com o seu cronograma, o sucesso estará garantido.

6. Verifique o local da prova

Todo mundo já conhece o famoso muro das lamentações do ENEM, formado pelos estudantes que chegam atrasados e acabam ficando do lado de fora dos portões em todas as edições do exame.

Para impedir que você faça parte desse grupo de azarados, prepare-se com antecedência. Assim que o local da prova for liberado, vá conhecê-lo e saiba qual é a melhor forma de chegar lá. Descubra quais são os ônibus que você deve pegar ou qual a rota mais curta para ir de carro.

Acima de tudo: não se atrase! Saia com bastante antecedência para garantir que você consiga chegar a tempo. É melhor chegar cedo e ficar esperando a prova começar do que chegar atrasado e ser reprovado sem sequer fazer o exame.

7. Separe o material necessário

No dia da prova, você não pode levar muitas coisas, apenas o básico: caneta azul ou preta transparente, documento de identidade e algo para comer e beber.

Mesmo se tratando de pouca coisa, é importante já deixar tudo ao alcance das suas mãos desde o dia anterior. Assim, você não vai precisar se preocupar em ficar procurando pelos materiais e correr o risco de se atrasar caso não os encontre.

É importante mencionar aqui que, ainda que esteja fazendo calor, leve uma blusa de frio para o local da prova. O ar-condicionado geralmente fica ligado e a baixa temperatura pode acabar sendo um incômodo que atrapalha sua concentração.

8. Tenha cuidado com a alimentação

Dores de barriga, indigestão ou azia no meio da prova são incômodos que podem diminuir seu desempenho.

Para impedir que você sofra com isso, não se esqueça de ter uma alimentação saudável e equilibrada tanto no dia da prova quanto no anterior. E não se esqueça: tome muita água para se manter hidratado.

9. Faça exercícios físicos

Durante o tempo de preparação para o ENEM, é importante dedicar um momento diário para fazer exercícios físicos, pois eles liberam hormônios que nos deixam mais tranquilos, além de aumentarem a atividade cerebral.

No dia anterior à prova, não é bom se estressar com estudos. Tudo que você podia fazer, já foi feito. Aproveite esse momento para descansar e dar uma caminhada ou praticar algum esporte, pois isso ajuda a relaxar e aliviar o estresse.

10. Não deixe de descansar

Os estudos para o ENEM não podem atrapalhar seus momentos de descanso. É preciso aliviar o cérebro para que ele consiga assimilar todas as informações aprendidas e trabalhar a memória de longo prazo.

Como já falamos no tópico sobre a ansiedade, as noites de sono são essenciais para manter a nossa mente em bom funcionamento e combater a ansiedade. Portanto, não deixe que a preparação para o ENEM consuma seus momentos de descanso e lazer. Tenha, pelo menos, 8 horas de sono por noite.

A maioria das faculdades do Brasil — incluindo a Universidade Braz Cubas — usam a nota do ENEM como principal critério de admissão de novos estudantes. Por isso, é tão importante focar nos estudos e ter um bom desempenho. Ao seguir um bom cronograma e manter sua mente tranquila, o sucesso estará garantido!

Acha que nossas dicas para o ENEM podem ajudar a fazer uma boa prova? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que outros estudantes também possam se beneficiar delas!

Deixe um comentário