Educação a distância: como escolher a melhor faculdade?

Cada vez mais nos deparamos com a possibilidade de aprender coisas novas e de diferentes maneiras. Nesse sentido, o acesso ao ensino superior vem crescendo e trazendo oportunidades para aqueles que se qualificam devidamente. Prova disso é o número de profissionais formados por meio da educação a distância que só cresce no mercado de trabalho.

No entanto, como escolher a melhor faculdade com educação a distância? Será que são todas iguais? São reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação)? O que avaliar em uma graduação inserida nesses moldes?

Para ajudar você a entender melhor essa tendência contemporânea, nós listamos, a seguir, algumas dicas essenciais. Assim, você poderá optar por uma instituição que suprirá suas necessidades. Confira!

Confira a validação do MEC

Você sabia que o Ministério da Educação tem uma ferramenta e critérios próprios para avaliar instituições que oferecem cursos na modalidade de educação a distância (EAD)?

Trata-se do e-MEC, um sistema de cadastramento criado com o propósito de atribuir notas aos cursos de graduação oferecidos por universidades brasileiras.

Essa ferramenta avalia diferentes índices. Mas não basta apenas constar que o nome de uma universidade esteja nesse banco de dados, pois isso não significa que determinado curso tem reconhecimento do MEC, ou seja, que ele cumpre os requisitos mínimos para ter um diploma validado pelo órgão federal.

No portal, você pode conferir uma série de informações úteis, como todas as graduações oferecidas por uma mesma instituição, notas referentes ao desempenho etc. Ele também mostra quando o credenciamento de algum curso específico não foi renovado e deixou de valer.

Lembre-se: apenas os diplomas concedidos por faculdades reconhecidas por esse sistema são válidos no território brasileiro. Portanto, ser credenciado pelo MEC é a principal garantia que você pode ter em relação ao seu diploma.

Portanto, tome cuidado, pois não são todas as faculdades que operam dentro das normas legais.

Certifique-se a respeito das aulas presenciais

Embora a EAD seja pensada exatamente para não ter aulas presenciais, é obrigatório que alguns componentes da graduação ocorram presencialmente. Aliás, essa determinação está de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo próprio MEC.

Por esse motivo, fique atento ao projeto pedagógico oferecido pelas faculdades. Algumas delas têm eventos e aulas presenciais com maior frequência do que outras. A obrigatoriedade, no entanto, se resume a:

  • provas;
  • defesas de TCC (trabalho de conclusão de curso);
  • estágios;
  • ​determinadas atividades em laboratório.

Informe-se sobre o polo presencial

O polo presencial de uma instituição de ensino nada mais é do que o local onde você fará as aulas e demais obrigações presenciais quando for necessário.

E não pense que ele serve apenas para “quebrar um galho” de vez em quando. Afinal, ele é avaliado com seriedade pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A unidade física da faculdade precisa ser equipada para atender os alunos e professores da melhor forma possível. Assim, quando precisarem usar esse espaço, todos tirarão o máximo de proveito da experiência acadêmica em questão.

Na infraestrutura do polo presencial, o ideal é que haja:

  • biblioteca;
  • recursos de multimídia;
  • conexão com internet de qualidade ;
  • salas de aula;
  • banheiros;
  • lanchonete ou semelhante;
  • áreas de convivência.

Avalie o atendimento oferecido

Como você estará distante da faculdade a maior parte do tempo, é fundamental que haja um suporte institucional.

Imagine que uma videoaula não carregue ou que o ambiente de aprendizagem virtual (plataforma) não esteja funcionando adequadamente. Nesses casos, é imprescindível contar com um atendimento que solucione suas necessidades.

Quanto mais canais à disposição, melhor. Portanto, dê prioridade para as faculdades que possuem telefone, chat, e-mail, autoatendimento etc.

Confira a qualidade dos tutores

Não é porque o ensino é a distância que você não pode contar com o apoio de quem sabe do assunto. Boas faculdades contam com tutores ágeis, que respondem suas dúvidas rapidamente. Dessa forma, você não corre o risco de perder tempo entre uma lição e outra, por exemplo.

Entretanto, muito mais importante do que a prestatividade é a qualificação que eles possuem. Desse modo, tenha certeza de que eles dispõem de formação e especialização na área. Só assim será possível garantir que você terá o máximo de apoio quando se deparar com alguma dificuldade.

Um bom tutor online retira por completo aquela sensação de que você não tem respaldo sobre os conhecimentos adquiridos. Sendo guiado de forma adequada, logo vem a sensação de que você está no caminho certo.

Além disso, existem os professores que ministrarão as aulas presenciais, quando houver. O ideal é que eles devem ser ainda mais preparados do que aqueles que serão responsáveis pela tutoria.

Conheça os coordenadores

As chances de se ter sucesso na vida aumentam quando aprendemos com os melhores, não é mesmo?

Nesse sentido, não são apenas os docentes que cuidam da tutoria online e presencial. Todo curso de EAD deve contar com um coordenador. Ele é o responsável maior pelo andamento e organização da faculdade. O projeto pedagógico passa diretamente por suas determinações e objetivos.

A coordenação do curso geralmente fica sob responsabilidade de um docente bastante qualificado, cuja carreira acadêmica está construída sobre os pilares da pedagogia. De preferência, ele deve ter especialização em educação a distância.

Saiba mais sobre a estrutura

Quem busca pelo ensino superior a distância está interessado em novas possibilidades: um jeito diferente de aprender e uma maior liberdade em relação à gestão do tempo.

Sendo assim, antes de fazer sua escolha, procure saber mais sobre a estrutura do curso que você deseja fazer.

Quais são as metodologias utilizadas? Você assistirá vídeos e terá um material complementar em texto? Como as aulas são organizadas? E as avaliações, como ocorrem? Como é o material didático?

Essas informações são de grande relevância, pois são elas que lhe darão uma real noção de como a faculdade será. Esqueça o mito de que faculdades com educação a distância são sempre iguais.

Cada instituição tem sua concepção didática e uma maneira própria de organizar os conteúdos, e os métodos aplicados fazem muita diferença — por isso é importante saber qual deles combina melhor com seu jeito de aprender.

Ficou curioso e quer entender melhor sobre como funciona essa modalidade educacional? Entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!

Deixe um comentário