7 dicas para conseguir um estágio remunerado na faculdade

A faculdade é o melhor momento da vida para adquirir conhecimento, experimentar coisas novas e conhecer pessoas. Durante essa fase, o estudante ainda pode fazer um estágio remunerado para entrar em contato com a sua área de atuação e dar os primeiros passos em direção a uma carreira de sucesso.

O problema é que muitas pessoas não sabem como conseguir um bom estágio ou não se preocupam com isso até chegar ao final do curso, deixando de aproveitar as experiências e contatos profissionais que ele tem a oferecer.

Para garantir que você não deixe nenhuma oportunidade passar despercebida durante a faculdade, vamos apresentar a seguir as melhores dicas para encontrar um bom estágio! Quer saber mais? Então continue a leitura deste post!

1. Defina seus objetivos

O estágio profissional é o momento para colocar em prática todas as habilidades adquiridas durante as aulas teóricas da faculdade. Porém, você não deve atirar para todos os lados, enviando currículos para várias empresas diferentes com áreas de atuação completamente distintas.

Para aproveitar ao máximo o que um estágio remunerado pode oferecer, foque naquilo que você acha que tem a ver com o seu perfil. Por exemplo, em um curso de Direito, você pode querer atuar na área pública ou privada e em diversos ramos jurídicos diferentes. Não dá para experimentar todos eles durante o curso para descobrir qual lhe agrada mais, por isso, é preciso ter foco.

Busque atuar nas áreas que forem mais interessantes ao seu perfil. Se você quer seguir a carreira de servidor público, busque um estágio em um tribunal de justiça, na defensoria pública ou em qualquer outro órgão do Estado. Porém, se você pensa em trabalhar como advogado, procure por um estágio em um escritório que atue no ramo do seu interesse.

2. Respeite o seu tempo

Quanto mais cedo você encontrar um estágio profissionalizante, melhor conseguirá aproveitar o que ele tem a oferecer, e ainda será possível experimentar diversas áreas diferentes até encontrar aquela que tem mais a ver com o seu perfil. Porém, não se apresse.

Caso a sua rotina seja muito apertada, inclusive com dificuldade de conciliar estudo e trabalho, não vale a pena procurar por um estágio muito cedo. Caso contrário, você ficará muito sobrecarregado, o que pode diminuir a produtividade em todas as três atividades: trabalho, estudo e estágio.

3. Converse com os professores

A maior parte do corpo docente de uma faculdade é composta por profissionais com ampla experiência no mercado de trabalho. São pessoas que podem oferecer não apenas dicas, mas também oportunidades valiosas.

O estudante que mantém contato próximo com seus professores, mostrando-se interessado nas aulas e no aprendizado de forma geral, pode obter muitos benefícios com isso, inclusive uma indicação em empresas que procuram por estagiários.

Portanto, não tenha medo de interagir com seus professores. Seja um aluno exemplar e, sempre que precisar, procure por eles para tirar dúvidas, pedir conselhos e trocar ideias.

4. Invista no networking

Além dos professores, seus colegas também podem oferecer grandes oportunidades de estágio remunerado, ainda mais se já estiverem trabalhando em algum órgão ou empresa.

Não há dúvidas de que a faculdade é um excelente momento para surgirem grandes amizades. Mas, além disso, é também uma oportunidade para começar a montar a sua rede de contatos profissionais para o futuro.

A indicação de um colega pode fazer, por exemplo, com que você seja contratado para estagiar em uma empresa do seu interesse. Portanto, seja sempre sociável e agradável com os outros, não deixando que nenhuma oportunidade escape de suas mãos.

5. Capriche no currículo

O currículo profissional é a principal forma de se apresentar às empresas nas quais você deseja fazer um estágio. Ele é o responsável pela sua primeira impressão perante os entrevistadores. Por isso, precisa ser caprichado, objetivo e apenas com informações relevantes.

Mantenha esse documento sempre atualizado, mas não o preencha com informações apenas para causar boa impressão. Foque naquilo que realmente interessa: suas experiências profissionais; atual período da faculdade; cursos complementares já feitos; idiomas fluentes e habilidades relevantes.

Se você não possui muitas experiências profissionais — algo comum entre estudantes que estão em busca do seu primeiro estágio remunerado —, não se preocupe! Quaisquer outras experiências, como intercâmbios, atividades curriculares, pesquisas acadêmicas, fluência em outras línguas etc. contam pontos positivos.

Por fim, não se esqueça de que é preciso tomar muito cuidado com o português. Ter uma boa escrita e demonstrar conhecimento da língua gera uma boa impressão imediatamente.

6. Corra atrás das oportunidades

Atualmente, é possível usar a tecnologia ao seu favor para conseguir um estágio remunerado. Muitos sites, como exemplo da Catho, disponibilizam vagas de estágio e emprego em diversas empresas que estão necessitando de profissionais. É possível também se cadastrar no LinkedIn — uma rede social voltada para negócios — para montar seu network e encontrar oportunidades.

O próprio Facebook também possui grupos e páginas específicas que reúnem diversas propostas de estágio em áreas diferentes. Mantenha-se atento a todos esses meios de comunicação para tentar encontrar a vaga dos seus sonhos.

Além disso, a maioria das faculdades atuais possui uma área online ou um quadro de avisos para divulgar ofertas de estágios. Fique sempre de olho para saber se alguma dessas propostas é de seu interesse. Por fim, se você gosta muito de uma empresa específica, não tenha medo de enviar seu currículo para ela. Para garantir o sucesso, é preciso se arriscar de vez em quando.

7. Conheça as empresas

A partir do momento em que você já traçou seus objetivos e sabe quais são as áreas do seu interesse, é importante pesquisar um pouco sobre as empresas que atuam nesse ramo para saber qual delas é a que mais tem relação com o seu perfil profissional.

Dessa forma, ao procurar estágio nessas empresas e ser convocado para uma entrevista de seleção, você vai poder demonstrar um conhecimento que muitos outros candidatos não têm. Isso deixa claro para o entrevistador o quanto você está realmente interessado naquela vaga e disposto a conquistá-la, acumulando pontos positivos logo na primeira impressão.

Partir em busca de um estágio remunerado não é uma tarefa muito complicada. Basta conhecer a si mesmo e ficar sempre atento às oportunidades que surgirem ao seu redor. Ao encontrar um trabalho que seja do seu interesse, você pode abrir as portas para uma carreira promissora no futuro, já que muitas empresas contratam efetivamente seus estagiários depois que eles se formam!

Agora que você já está por dentro essas dicas, é importante também tomar conhecimento dos principais aspectos da lei do estagiário. Afinal, todos os estudantes devem ter consciência dos seus direitos e deveres!

 

Deixe um comentário