7 dicas incríveis para estudar pela internet de maneira eficiente

7 dicas incríveis para estudar de maneira eficiente.

O avanço tecnológico trouxe muitas facilidades para quem não pode fazer um curso presencial. Estudar pela internet, por meio de uma graduação a distância, é uma ótima alternativa para quem quer se qualificar e crescer no mercado de trabalho. Você pode acessar os conteúdos disponíveis na plataforma e assistir às aulas por meio de computador, smartphone ou tablet, e ainda definir o seu horário de estudo.

Mas apesar de todos esses benefícios, muitas pessoas não sabem lidar com as distrações, não tiram suas dúvidas, deixam as tarefas de lado e perdem até os prazos, prejudicando o andamento das atividades.

Sabendo disso, listamos 7 dicas essenciais para que você possa estudar pela internet de forma eficiente. Confira a seguir!

1. Determine o local de estudo

O primeiro passo para que você consiga ser mais produtivo é escolher um bom ambiente para estudar. Isso lhe ajudará a cumprir a sua rotina de aprendizagem, já que, sempre que você chegar ao local escolhido, seu cérebro já o associará aos estudos.

Para evitar as distrações, opte por um lugar longe da televisão e com pouca circulação de pessoas. Selecione locais calmos, arejados e com temperatura agradável para que as atividades sejam realizadas de forma mais prazerosa.

A luminosidade também é capaz de afetar o seu rendimento, portanto escolha um ambiente iluminado para minimizar a sensação de sono.

2. Estabeleça o horário

Após a definição do melhor local, estabeleça seu horário de estudo. Prefira os momentos em que seu cérebro esteja mais atento. Caso você se concentre melhor na parte da manhã, comece as suas atividades quando acordar. Entretanto, se você raciocina mais depois do pôr-do-sol, aproveite ao máximo o seu tempo nesse período.

Para que você mantenha o hábito de estudar todos os dias e seja mais produtivo, tente escolher um horário fixo, adaptando-o às suas tarefas diárias. Na hipótese de você precisar alterar o seu período de estudo algum dia da semana, volte à rotina no dia seguinte. Manter esse hábito é importante para disciplinar o corpo e a mente.

Então, depois de delimitar seus horários, aproveite para comunicar às pessoas mais próximas para que elas entendam quando você estará disponível.

3. Faça um plano de estudos

Antes de começar a estudar pela internet, é preciso ter em mente que foco e disciplina são habilidades essenciais para garantir o sucesso da aprendizagem. Por isso, monte um cronograma com datas de provas, tarefas e trabalhos para não deixar tudo para a última hora ou mesmo perder o prazo.

É aconselhável estabelecer um plano diário para cada disciplina, definindo o horário de assistir às aulas, de fazer exercícios e de revisar os conteúdos. Caso uma matéria tenha maior nível de dificuldade, dedique-se mais a ela.

Outra dica é determinar metas baseadas no seu tempo disponível. Você pode, por exemplo, estipular que terminará o primeiro conteúdo do curso até o final de semana. Mas não se esqueça: não adianta definir metas inalcançáveis.

Logo, se você verificar que o seu planejamento está dando errado, faça as mudanças pertinentes e coloque em prática a nova proposta. Dessa forma, você define um compromisso com cada matéria e se propõe a cumprir o seu plano de estudo.

4. Separe o seu material

Na hora de iniciar os estudos, separe todo o material necessário, como computador, lápis, borracha, canetas, cadernos e livros. Pegue também uma garrafa com água, uma fruta ou barrinhas de cerais. Assim, você evita levantar todas as vezes que precisar de algo.

Outra condição importante é não levar nada que possa distraí-lo. Experimente, inclusive, deixar o celular desligado. Deixe a mesa organizada e somente com os materiais que serão utilizados durante as atividades. Tomando essas atitudes, você otimizará o seu tempo e terá um rendimento melhor.

5. Evite distrações

Se você pensa que pode parar um pouquinho para mexer nas redes sociais ou fazer uma ligação, está enganado! Quando perceber, já passaram 5, 10, 20, 30 minutos ou até mais. Um minuto que você se distrai atrapalha a linearidade dos seus estudos, e depois pode ser difícil retomar o conteúdo de onde parou.

A internet é uma grande aliada, mas também pode ser uma vilã. Portanto, feche todas as ferramentas de comunicação on-line, bem como e-mail e sites que não estejam relacionados à matéria.

E as distrações não surgem só por meio da internet. Aqueles 5 minutinhos assistindo TV podem se estender por toda a programação da emissora. Por isso, é necessário ter foco e autodisciplina.

6. Faça pausas para descansar

Para fixar a matéria e realmente aprender o conteúdo, não adianta estudar por horas seguidas. Isso só vai gerar cansaço físico e mental. Então, procure fazer uma pausa de 10 minutos a cada uma hora estudada. Esses intervalos são fundamentais para evitar o estresse e a tensão e ainda dão a sensação de frescor para voltar às atividades.

Durante esse tempo, é recomendável se movimentar. Faça uma caminhada pela casa ou um breve alongamento. Além de não fazer bem para a saúde ficar tanto tempo sentado, os movimentos ajudam a espantar o sono.

Aproveite o intervalo, inclusive, para ir ao banheiro, encher a garrafa de água e fazer um lanche. Manter-se hidratado e saciado é imprescindível para estudar com qualidade.

Por outro lado, como já sugerimos, evite acessar as redes sociais e assistir à televisão. Elas são poderosas distrações e, provavelmente, vão fazer você extrapolar o tempo destinado ao descanso.

7. Esteja sempre motivado

Reserve um tempo para refletir sobre os seus objetivos e os motivos que o levaram a eles. Pense também nos benefícios adquiridos ao final de cada matéria e em como sua vida mudará após o término do curso.

Todos os dias quando acordar faça uma revisão sobre essas questões e coloque seus estudos como prioridade. Isso trará motivação, foco e disciplina para aumentar a sua produtividade.

E, ao final de cada etapa, comemore suas conquistas! Ver que você está evoluindo é uma ótima forma de se motivar ainda mais.

Gostou das nossas dicas? Que tal adotá-las nos seus estudos? Aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais e mostrar para seus amigos como é possível estudar pela internet de maneira eficiente!

Deixe um comentário