Respondemos 9 dúvidas sobre como funciona o ensino a distância

O ensino a distância no Brasil, nos últimos anos, registra constante crescimento de matrículas para graduação e pós. Esse interesse se dá por diferentes motivos, tais como: mensalidades mais em conta, flexibilidade de horário e a possibilidade de estudar diretamente de casa.

Entretanto, mesmo que exista grande procura, ainda há muitas incertezas com relação a essa modalidade: será que o diploma é válido para concursos? Como são feitas as provas? As universidades são reconhecidas pelo MEC? Essas são algumas questões comuns sobre o assunto.

Por isso, para ninguém ficar com insegurança, respondemos as nove principais dúvidas sobre o EAD, que você acompanha a seguir. Vamos lá?

1. Como funciona um curso a distância?

O curso a distância é uma modalidade de estudos com aulas disponibilizadas pela internet. Para ingressar em uma das áreas oferecidas é preciso prestar o vestibular, segundo as regras da instituição e, conforme aprovação, realizar a matrícula.

Depois disso, o estudante terá acesso a um ambiente online, no qual poderá acompanhar as aulas e interagir no fórum com os colegas e professores. Fora isso, além das aulas regulares, existem atividades com a leitura de livros e artigos, prática de exercícios, uso de apostilas, entre outros recursos que podem ser disponibilizados pela instituição ou solicitados pelos professores.

Contudo, vale uma ressalva, em cursos que existem a necessidade da prática em laboratórios, elas deverão ser ministradas presencialmente com a presença de tutores especializados.

Por fim, uma das tendências para o futuro dos cursos a distância é o ensino híbrido, no qual as aulas serão ministradas parte presencialmente e parte online.

2. Como é feita a interação com professores e colegas?

Uma das grandes preocupações sobre os cursos a distância é a interação entre professores e colegas de turma. Quanto a isso, existem diversas maneiras. Como o fórum do curso para debates sobre temas importantes relacionados às disciplinas.

Além do mais, no EAD existe a figura do tutor, que é um profissional que faz o intermédio entre alunos e professores na plataforma de estudos. Ele é responsável por interagir, estimular conversas e esclarecer diferentes questionamentos. Portanto, o aluno nunca estará sozinho.

Por fim, estamos na era das redes sociais, em geral, todas as turmas têm grupos no Facebook e Whatsapp para troca de experiências e maior aproximação entre alunos e professores. Muitas amizades começam no online e se fortalecem no offline.

3. Como são tiradas as dúvidas no decorrer do curso?

Quando está estudando é comum surgir as dúvidas, se você estiver na sala de aula é só levantar a mão e perguntar ao professor, certo? E no ensino a distância, isso é possível? Com certeza! Ninguém fica sem resposta, para conseguir os esclarecimentos é possível usar o fórum do grupo ou mesmo existe a possibilidade do professor disponibilizar um e-mail para os alunos.

Portanto, se surgir um questionamento não hesite em usar os recursos oferecidos para obter as respostas e otimizar os seus estudos.

4. De que forma as aulas são realizadas?

Cada instituição de ensino utiliza uma plataforma de ensino para ministrar as aulas por meio da internet. Em geral, elas são apresentadas em videoaulas gravadas por professores de cada uma das matérias, com auxílio de recursos gráficos e multimídia.

Dessa forma, o aluno terá uma senha e usuário para acessar o ambiente de estudos, uma vez nele, poderá acompanhar o conteúdo disponível, conforme a sua disponibilidade de tempo. Além disso, pode pausar os vídeos e fazer as anotações e também assistir quantas vezes considerar necessário.

5. As provas também são realizadas à distância?

O MEC (Ministério da Educação) exige que as provas no ensino a distância sejam realizadas presencialmente. Essas avaliações são feitas em polos presenciais específicos das instituições de ensino.

Porém, fique tranquilo, pois as melhores faculdades têm diferentes endereços e completa infraestrutura para que os alunos possam fazer essas atividades com a presença de professores e tutores.

6. Como saber se o curso é autorizado pelo MEC?

Uma dúvida de muitos interessados no ensino a distância é em relação a autorização pelo Mec. Essa preocupação faz sentido, afinal, ninguém deseja estudar em uma instituição de ensino irregular, não é? Contudo, descobrir se um curso é autorizado e reconhecido é super fácil.

Para isso, acesse o portal e-MEC, procure pela universidade pretendida e avalie as informações apresentadas.

7. O diploma tem a mesma validade de um presencial?

A validade do diploma é um dos pontos que mais deixam os estudantes com o pé atrás quando o assunto é ensino a distância. Se essa também é sua preocupação, pode já ficar tranquilo, pois o diploma recebido por profissionais formados a distância tem o mesmo peso do que aqueles do ensino presencial.

Isso significa que será possível seguir os estudos fazendo um mestrado, por exemplo, ou mesmo, prestar concurso público com exigência de ensino superior. Inclusive, no documento não há nenhuma menção que os estudos foram realizados na modalidade à distância.

8. Curso EAD é mais fácil do que o presencial?

Definitivamente não. Os cursos a distância têm as mesmas cobranças e exigências que um curso presencial, ou seja, nota e frequência mínimas, trabalhos, provas e trabalho de conclusão. Pode parecer mais fácil porque o aluno estará em casa, entretanto, é preciso disciplina e dedicação para cumprir com todas as obrigações e conseguir o sonhado diploma.

9. Quais são as vantagens do ensino a distância?

O ensino a distância é democrático, pois consegue chegar a um maior número de pessoas, além disso, oferece uma grande gama de cursos em diferentes áreas. Veja mais algumas vantagens:

Conseguir flexibilidade de horário

Cada um pode criar a sua própria rotina de estudos conforme o tempo que tiver diariamente. Isso é possível porque as aulas são gravadas e o aluno pode acompanhá-las da maneira que considerar mais produtiva.

Essa é uma grande vantagem, principalmente, para quem trabalha e precisa fazer extras. Ou mesmo, para aqueles com filhos pequenos que não podem se ausentar de casa.

Ter acesso ao ensino de qualidade

Quem mora em cidades pequenas e distantes dos grandes centros sabe que o acesso à educação de qualidade pode ser escasso. Porém, como não há fronteiras para o EAD, é possível estudar em uma boa universidade sem mudar de cidade.

Obter economia financeira

Vida de estudante não é nada fácil, não é mesmo? Por isso, toda economia é bem-vinda! No sistema de educação a distância isso é possível, porque as mensalidades são mais acessíveis, não é necessário gastar com transporte público, combustível e estacionamento.

Além disso, como você estará em casa, não há gastos com lanche e água. No fim do mês, a soma dessas economias fazem uma grande diferença no orçamento familiar.

Desenvolver pontos positivos para o mercado

Como no ensino a distância é o aluno que dita o ritmo de andamento dos estudos, diversas habilidades são trabalhadas. Entre elas, vale destacar: a concentração, o comprometimento, a disciplina, a organização e o gerenciamento do tempo.

Todas essas competências são valorizadas pelo mercado de trabalho, o que garante aos estudantes um diferencial competitivo na busca pelo emprego.

Como você pôde acompanhar o ensino a distância é mais simples do que parece. Basta um pouquinho de paciência para entender as suas regras que você logo perceberá que é um método vantajoso e interessante.

Ainda ficou com alguma dúvida ou deseja saber informações sobre cursos a distância? Entre em contato conosco que te passamos todos os esclarecimentos!

Deixe um comentário